Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

DEFESA TCC

Coordenação de Redes de Computadores divulga calendário de apresentações de TCC

As apresentações serão virtuais e abertas ao público através do Microsoft Teams

Publicada em 02/02/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

As apresentações iniciam na quinta-feira (4) e podem ser assistidas mediante solicitação prévia

A coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Redes de Computadores do IFRN - Campus São Gonçalo, profª Iria Cosme, convida a todos e a todas a assistirem à defesa dos Trabalhos de Conclusão de Curso dos alunos concluintes do curso Redes de Computadores.

Considerando o momento de pandemia, as defesas dos trabalhos de conclusão de curso (TCC) estão sendo realizadas virtualmente, através da ferramenta Microsoft Teams. Este pode ser usado no navegador, em aplicativo para computadores pessoais Windows, Mac e Linux, além de contar com aplicativo para smartphones com sistema operacional Android e iOS.

Para os discentes, servidores e membros da comunidade externa que queiram participar, como ouvintes, das defesas de TCC, basta enviar solicitação à coordenação do curso pelo e-mail coredes.sga@ifrn.edu.br, até às 18h do dia anterior à data da defesa, informando: nome completo, número de RG, e-mail pessoal de acesso e qual defesa de TCC deseja assistir.

Segue abaixo o cronograma das apresentações:

Quinta-feira 04/02/2021, às 10h

Defesa 1: Proposta de Implementação de um Sistema de Gerenciamento de Backup do IFRN-SGA utilizando o Bacula
Discente: Joyran Thadeu Pereira de Vasconcelos
Orientador: Prof. MSc. Everson Mizael Cortez Silva

Resumo do trabalho: Ao longo dos anos, com o crescimento exponencial da internet, cresce também proporcionalmente a quantidade de dados e informações, aumentando também o risco de comprometimento delas. Nesses casos, um dos métodos de proteção mais comumente utilizados na atualidade é a cópia de segurança (Backup). Com essa premissa, o presente trabalho tem como contribuição principal propor uma implementação de uma estrutura de backup remota entre os campi IFRN-SGA e IFRN-Lajes, utilizando a ferramenta Bacula. Também foi apresentado uma política de Backup baseada no plano diretor do IFRN e realizados testes na estrutura implementada. Para obter informações e estratégias de backup atuais de ambos os campi, foi realizado uma entrevista a distância. Os testes apresentaram resultados satisfatórios no processo de backup remotos. Os testes de desempenho apresentaram uso moderado de recursos computacionais durante a execução dos processos de backup.

Segunda-feira 08/02/2021, às 14h

Defesa 2: Algoritmo de Criptografia para Dispositivos de Internet das Coisas
Discente: Talysson Diego Siqueira Lima
Orientador: Prof. MSc. Filipe de Carvalho Pinto Raulino​

Resumo do trabalho: Quando se fala em revolução tecnológica, a noção de internet das coisas - ou Internet of Things (IoT) - é um dos assuntos principais e apresenta-se como um fenômeno atual que continua a se desenvolver, o valor econômico dessa evolução é estimado em trilhões de dólares. Entretanto, a IoT enfrenta alguns desafios como manter uma troca de dados segura entre seus dispositivos utilizando baixos recursos computacionais. Estudando essas questões, este trabalho propõe uma análise dos algoritmos de criptografias referentes a IoT por meio de uma revisão sistemática da literatura, e com base nos resultados propor a criação de um novo algoritmo de criptografia voltado para dispositivos IoT.

Quarta-feira 10/02/2021, às 8h30

Defesa 3: Safe City – Sistema de Rastreamento em Acompanhamentos Policiais na Perspectiva de Cidades Inteligentes
Discente: Fábio Oliveira de Morais
Orientador: Prof. Dr. José Macedo Firmino Filho

Resumo do trabalho: A violência no Brasil ainda é um grande problema que resulta na baixa qualidade de vida da população. O Estado tenta garantir as condições de segurança para a população, mas ainda temos muitos desafios para avançarmos. Entre estes desafios estão os acompanhamentos policiais. Atualmente, existem algumas técnicas utilizadas para auxiliar os agentes de segurança, por exemplo, PIT (Técnica de Imobilização de Perseguição), Perseguição e contenção tática (TPAC) e um sistema de rastreamento por GPS da Starchase. Entretanto, estas soluções apresentam alto risco ou alto custo. Dessa forma, o presente trabalho propos uma arquitetura para um sistema inteligente de rastreamento de baixo custo para auxiliar aos agentes de segurança durante um acompanhamento policial, minimizando riscos de acidentes, colisões e mortes. O módulo lançador permitirá aos policiais usar um mecanismo de mira a laser para direcionar o veículo e, em seguida, lançar o módulo rastreador GPS para permitir ao oficial rastrear o veículo através de um sistema web. A arquitetura foi apresentada a 193 policiais que participam direta ou indiretamente de acompanhamentos de suspeitos em fuga. Para os mesmos, 64,8% concordaram que a utilização da arquitetura minimizariam os riscos, 70,5% afirmaram que a utilização da arquitetura resultaria numa melhoria de índice de sucesso na captura de fugitivos e 35,8% dos entrevistados acreditam que somente a arquitetura proposta seria suficiente para o acompanhamento de suspeitos. Desta forma, a arquitetura irá auxiliar nas perseguições policiais, evitando riscos acidentais graves, minimizando custos e contribuindo diretamente para uma sociedade mais segura.​



Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas