SERVIÇO DE SAÚDE

Coaes realiza avaliação biomédica dos alunos ingressantes dos cursos integrados

O agendamento é realizado no Suap, de acordo com o curso dos alunos.

Publicada em 20/04/2022 Atualizada há 1 ano

A Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes) do Campus São Gonçalo do Amarante, através do Serviço de Saúde, iniciou, no dia 7 de abril, a avaliação biomédica presencial dos alunos do nível médio ingressantes no ano letivo de 2022. A ação é realizada anualmente, conforme a Política de Saúde Estudantil do IFRN, que norteia as ações de saúde no âmbito desta instituição, viabilizando a consolidação dos setores de assistência médica como atenção primária aos estudantes, possuindo eixos de promoção, prevenção e recuperação da saúde.

No Campus São Gonçalo do Amarante, as avaliações biomédicas acontecem com os alunos das turmas dos cursos técnicos integrados de Edificações, Logística e Informática, totalizando 160 estudantes que devem passar pelo setor de saúde até o final da programação.

A servidora e técnica de enfermagem Roberta Manso explica que avaliação biomédica teve início com as turmas de Logística e Informática, agendadas ainda para o período de férias, e para uma melhor organização e atendimento, o agendamento está sendo feito com até 14 estudantes por dia, das 8h às 11h. “Quando terminarmos de atender essas 2 primeiras turmas, faremos a avaliação com os alunos de Edificações. Para estes, o atendimento será realizado no contraturno das aulas, de forma que todos possam ser contemplados até o final do mês de maio. Os alunos que não comparecerem no dia de agendamento, serão remarcados posteriormente”, explica.

Para Roberta, a avaliação biomédica é uma forma de conhecer a situação de saúde dos alunos ingressantes, para que o setor responsável possa acompanhá-los por todo o período em que eles estejam matriculados na instituição. Nesta avaliação, são registradas as medidas antropométricas dos alunos (altura, cintura, quadril, peso – para análise do estado nutricional e obesidade), além de sinais vitais: medição da pressão arterial, pulso, temperatura e respiração. Há também uma entrevista para se obter informações de doenças crônicas, alergias (medicamentosa e/ou alimentar), hábitos de vida e acompanhamento de vacinas.

Os estudantes passam por três categorias de profissionais diferentes, que são: enfermagem, odontologia e o médico. O objetivo é identificar a situação de saúde para que eles tenham uma permanência maior dentro do Instituto. Além disso, quando necessário, a equipe de saúde do Campus encaminha para outros serviços, como psicólogo, nutricionista e também, dependendo da situação, para o serviço social.

A aluna Laura Maria Marinho, ingressante do curso Integrado em Logística, avalia como positiva essa iniciativa, pois se sente segura dentro da instituição. “Para mim é muito importante que a instituição faça esse acompanhamento. Eu me sinto segura, pois sempre que eu precisar de atendimento, meus dados de saúde estarão com a equipe do setor”, finaliza.

ATENÇÃO: O agendamento se dá pelo Sistema Unificado de Administração Pública - Suap. Em breve, a agenda será aberta para ingressantes de Edificações.

Qualquer dúvida, entre em contato com o Setor de Saúde do Campus, pelo email saude.sga@ifrn.edu.br

Sistema Unificado de Administração Pública - Suap