SERVIÇO SOCIAL

Coaes alerta estudantes sobre pendências em programas de auxílios digitais

Estudantes em situação irregular serão excluídos do Programa de Auxílio Transporte

Publicada em 03/12/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O prazo para resolver pendências no Suap é 6 de dezembro, até o meio-dia

A Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes) do Campus São Gonçalo do Amarante emitiu, nesta sexta-feira (3), um alerta para estudantes que fizeram a inscrição no Edital nº 6/2021-DIGAE/IFRN, referente à inclusão ou renovação no programa de bolsas de Auxílio Transporte, para o semestre letivo 2021.2.

A coordenadora de Atividades Estudantis, Ideíze Medeiros,  inicia explicando que a Coaes "tem o objetivo de consolidar o direito de todo estudante às condições de permanência na escola, bem como ser tratado com igualdade, respeitando-se as diferenças, e possibilitando a todos uma formação consistente e compatível com as atuais exigências da sociedade. Neste sentido, a coordenação junto com o serviço social tem tentado ao máximo contemplar todos os inscritos que se enquadrem no perfil socioeconômico exigido no edital do Auxílio Transporte."

Porém, Ideíze diz estar preocupada porque muitas inscrições estão com ameaça de indeferimento devido a pendências de prestação de contas em editais de auxílios e ações emergenciais de assistência estudantil no contexto do ensino remoto (serviço de internet, aquisição de dispositivo eletrônico ou de material didático) nos anos de 2020 e 2021. Esse desligamento está previsto em Edital, no item IV da seção que trata dos requisitos gerais para inserção nos programas:

2.1. Para concorrer a uma das vagas do Programa Auxílio Transporte o (a) estudante deverá atender aos seguintes requisitos gerais:
I – Possuir matrícula ativa e, preferencialmente, ter frequência mínima de 75%;
II – Realizar inscrição no módulo de Assistência Estudantil (SUAP);
III – Anexar toda a documentação exigida conforme o item 6;
IV – Obedecer aos prazos estipulados no referido Edital;
V – Estar participando de atividades acadêmicas PRESENCIAIS pelo menos uma vez na semana;
VI – Estar com a prestação de contas aprovada dos auxílios e ações emergenciais de assistência estudantil no contexto do ensino remoto.

Última oportunidade

Ideíze Medeiros fala que não há como esticar mais o prazo, uma vez que o resultado da seleção está previsto para a próxima segunda-feira (6), e faz um apelo aos estudantes inscritos: "Você que participou dos editais de auxílios digitais de 2020 e 2021, mas ainda não prestou contas, essa é sua última oportunidade para resolver as pendências no Suap. Caso permaneça com situação pendente, ainda que sua inscrição seja deferida, não poderá receber o auxílio transporte, pois será desligado automaticamente do programa", finaliza.

Para ficar quites com o sistema, é necessário acessar o Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) para anexar a Nota ou Cupom Fiscal da compra (no nome do/a aluno/a ou seu responsável, com respectivo CPF). Caso o valor do equipamento adquirido tenha sido menor que R$ 1.500,00, também é obrigatório anexar o boleto pago da GRU (a guia de devolução do valor não utilizado). O prazo para a encerrar todas as pendências é 6 de dezembro, até às 12 horas.

Em caso de dúvida, envie e-mail para:
Coordenação de Atividades Estudantis - coaes.sga@ifrn.edu.br ou
Coordenação de Finanças - cofinc.sga@ifrn.edu.br

Edital nº 6/2021 – DIGAE/IFRN

Sistema Unificado de Administração Pública - Suap

Orientações para anexar os documentos no Suap

: : : CONTEÚDO RELACIONADO
01/12/2021 - Retificado edital para Programa de Auxílio Transporte