Campus SGA promove ação preventiva contra o Aedes Aegypti

Ação que aconteceu na manhã do último sábado (05) mobilizou alunos dos cursos de Edificações, Informática e Logística.

Publicada em 10/03/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Consciência, mudança de atitude, prevenção e responsabilidade. Essas foram as palavras mais pronunciadas, na manhã do último sábado (05), no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte – Campus São Gonçalo do Amarante. A iniciativa faz parte da campanha  #ZikaZero, realizada pelo Governo Federal. A campanha nacional de prevenção ao Aedes Aegypti, #ZicaZero, envolve a atuação de diversas instituições federais.

A ação do último sábado, no Campus SGA, foi desenvolvida pelo professor Fábio Duarte, e contou com a participação dos alunos dos cursos de Edificações, Informática e Logística. A ação representou uma resposta ao aumento exorbitante, nos últimos meses, dos números de casos do Zika Vírus, Chicungunha e Dengue, no Brasil.

De acordo com Fábio, professor de Biologia do IFRN/SGA, o intuito da campanha não é só eliminar os focos do mosquito no Campus, como também conscientizar os discentes a adotarem novos hábitos de prevenção em suas residências e bairros.

Durante toda manhã do dia 5, os estudantes, em equipes, elaboraram paródias, esquetes, panfletos, e percorreram o Campus em busca de possíveis focos, além de produzir uma armadilha conhecida como Mosquitérica. O curso de Informática gabaritou com  êxito e alcançou o primeiro lugar, seguido de Edificações e Logística – empatados tecnicamente.

No Rio Grande do Norte, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (Sesap), em 2016, já são 4.753 casos suspeitos e 356 confirmados de Dengue. Em relação ao Zika, foram notificados 414 casos. Destes, 4 confirmados.

Só em uma ação plural, coletiva e participativa, poderemos mobilizar e juntar forças no combate intensivo ao mosquito. A responsabilidade é de todos nós. Juntos somos mais fortes. Evite água parada, recipientes que possam acumular água e colabore com a causa.