COAES

Campus São Gonçalo realiza distribuição de kits alimentares para famílias de alunos em vulnerabilidade social

Foi entregue o total de 600 kits a 257 alunos contemplados

Publicada em 05/06/2020 Atualizada há 1 ano

Equipes de servidores e funcionários terceirizados se voluntariaram para entrega dos kits

A Direção-Geral e a Coordenação de Atividades Estudantis (Coaes) do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN concluíram quarta (10) a entrega de 600 kits alimentares para seus alunos que se encontram em situação de vulnerabilidade social. Através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap), foi realizado um levantamento socioeconômico, e todos os 257 alunos inscritos foram contemplados. Entre os dias 3 e 5, pouco mais de 500 kits foram entregues no próprio Campus. Os(as) alunos(as) que não puderam ir no dia agendado foram contactados para combinar a entrega.

Em razão do peso dos kits, cada aluno(a) selecionado(a) poderia ir com um acompanhante para ajudá-lo no transporte até sua residência. Durante a entrega, foram seguidos todos os protocolos de segurança orientados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e Ministério da Saúde. Os estudantes e seus respectivos acompanhantes/responsáveis foram orientados quanto à obrigatoriedade no uso de máscaras para acesso às dependências do campus, bem como o respeito ao distanciamento entre eles. Foi disponibilizado álcool em gel no local, e foram doadas máscaras àqueles que chegaram ao campus sem o item.

Cada um dos voluntários envolvidos na distribuição dos kits estava utilizando, além de máscara, equipamento de proteção facial. Os protetores faciais foram produzidos com recursos para ações de enfrentamento à Covid-19 que o IFRN recebeu da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (Setec/MEC) em maio.

Assistência

Os kits foram adquiridos com recursos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae), regulamentado na Lei 13.987/2020, que autoriza, em caráter excepcional, a distribuição de gêneros alimentícios adquiridos com recursos do programa aos pais ou responsáveis dos alunos.

A assistente social Noelma Guimarães, atual coordenadora da Coaes, relata que não se trata de iniciativa apenas do Campus São Gonçalo do Amarante"É uma ação sistêmica, que está sendo adotada em todos os campi do IFRN". Quanto aos motivos que impulsionaram a ação, Noelma faz questão de afirmar que não se trata de caridade por parte da instituição: "Estamos assegurando o direito dos alunos, pois é um recurso da Assistência Estudantil que seria utilizado para aquisição de merenda escolar, e apenas foi convertido para a distrbuição dos kits alimentares", destacou.