ESPECIALIZAÇÃO

Campus São Gonçalo realiza aula inaugural da Pós-graduação

Educação e Contemporaneidade é o curso de especialização ofertado pelo Campus

Publicada em 03/05/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A aula será presencial no IFRN - Campus São Gonçalo do Amarante

Campus São Gonçalo do Amarante, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), realizará a aula inaugural da Especialização Educação e Contemporaneidade em 13 de maio de 2022 (sexta-feira).

Para recepcionar os 40 discentes aprovados nesse curso de pós-graduação lato sensu, por meio do Edital Nº 01/2022-Proen/IFRN, a coordenação da especialização em Educação e Contemporaneidade organizou a aula inaugural em dois momentos.

Manhã, das 8h às 12h (miniauditório do Campus, localizado no bloco B (dos laboratórios): acolhimento aos discentes, apresentação do corpo docente e suas áreas de pesquisa;

Tarde, das 13h30 às 17h30 (auditório do Campus): palestra do Professor Durval Muniz sobre o tema “O corpo docente e discente: o silêncio sobre a corporeidade nas práticas pedagógicas”.

O professor Muniz possui graduação em Licenciatura Plena em História, mestrado e doutorado em História e pós-doutorado em Educação pela Universidade de Barcelona e em Teoria e Filosofia da História pela Universidade de Coimbra. Tem experiência na área de História e atua principalmente nos seguintes temas: gênero, nordeste, masculinidade, identidade, cultura, biografia histórica, produção de subjetividades e história das sensibilidades.

Contará ainda com a participação cultural da Nação Zambêracatu, a primeira Nação de Maracatu do Rio Grande do Norte. Fundada em outubro de 2012, com o objetivo de fortalecer e difundir a cultura afro-brasileira no estado, a Nação Zambêracatu é sinônimo de resistência da cultura negra, com identidade própria, o baque de Zambê, inspirado nessa manifestação negra genuinamente potiguar. O grupo possui uma fundamentação espiritual com a religiosidade afro-brasileira, no Candomblé de Nação Ketu e tem como matriarca a Rainha Maria Lázaro de Oyá.

Sobre o curso

O curso está organizado em módulos compostos por disciplinas, com uma carga horária total de 400 horas, sendo 360 horas destinadas às disciplinas e 40 horas, a um trabalho de conclusão do curso. A gestão do curso está sob a coordenação da professora Janaina Capistrano, doutora em Estudos da Linguagem, pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, e docente desde 2011, atuando no ensino médio integrado, na graduação e na pós-graduação do IFRN.

As aulas serão realizadas presencialmente sempre às sextas-feiras, no Campus, das 8h às 12h e das 13h30 às 17h30, conforme o calendário abaixo:

MÓDULO I
13/05 a 22/07/2022
Disciplinas:
Metodologia da Pesquisa em Educação;
Tecnologias da Informação e Comunicação no Ensino;
Ciência, Tecnologia e Sociedade
MÓDULO II
05/08 a 02/09/2022
Disciplinas:
História, Memória e Formação Docente;
Política de Formação e Profissionalização Docente

Para mais esclarecimentos, segue e-mail da coordenação: ceec.sga@ifrn.edu.br