Olimpíada Brasileira de Geografia

Campus São Gonçalo do Amarante se destaca na nona Olimpíada Brasileira de Geografia

As provas aconteceram no mês de agosto deste ano

Publicada por Sirley Oliveira em 12/09/2024 Atualizada há 3 dias, 16 horas

O resultado da etapa estadual da nona edição da Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG) foi divulgado recentemente. Pela terceira vez consecutiva (edições 2022, 2023 e 2024), o Campus São Gonçalo do Amarante foi a escola pública que mais conquistou medalhas no Estado do Rio Grande do Norte. Foram 26 equipes premiadas: sete de ouro, seis de prata e 13 de bronze. Considerando que a fase estadual da OBG é realizada por equipes de até três componentes, tivemos 78 estudantes medalhistas. Destacaram-se ainda, os campi Natal – Central (24), Mossoró (10), Pau dos Ferros (6) e Santa Cruz (6).

O resultado é fruto da efetiva participação dos alunos da Instituição, do incentivo dado pela direção do Campus, e do trabalho dos professores de geografia Marcelo Amorim e Wilson Moreira.

É muito gratificante ver o interesse crescente pela participação dos alunos nesta e em outras olimpíadas do conhecimento, e os resultados conquistados para as instituições envolvidas. Além disso, é motivador ver os alunos pesquisando os assuntos apresentados em cada uma das três fases da OBG, acompanhar o trabalho das equipes para realização das provas e, por fim, a alegria das conquistas individuais e coletivas.

Marcelo Amorim, coordenador do projeto

Parceria

Pelo segundo ano, o Campus fez parceira com o Centro Estadual de Educação Profissional (Cs) Ruy Pereira dos Santos, através do projeto de extensão "OBG/2024: IFRN e CEEP Ruy Pereira dos Santos no Pódio". Em colaboração com a professora Eloisa Arruda, houve preparação de equipes do Ceep para a OBG, das quais 10 conquistaram medalhas: seis de prata e quatro de bronze.

Olimpíada

A nona edição da OBG teve participação de aproximadamente 38 mil jovens estudantes, do 9º ano do ensino fundamental e do ensino médio, distribuídos pelas 27 unidades federativas do Brasil. Entre os anos de 2017 e 2022, foi realizada concomitantemente com a Olimpíada Brasileira de Ciências da Terra.

A olimpíada é dividida em duas etapas nacionais: online a nível estadual (com 3 fases) e a presencial, com equipes classificadas por estado. Cada equipe é formada por três alunos/as e um professor/a orientador/a, e devem pertencer à mesma escola na qual estão matriculados. Apenas os medalhistas da fase presencial nacional poderão participar da seleção para compor a Equipe Brasileira, a qual participará da próxima edição da International Geography Olympiad – iGEO 2025.

Acesse

olimpíada de geografia Olimpíada Brasileira de Geografia medalhas