Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

INTERNACIONALIZAÇÃO

Campus São Gonçalo do Amarante e Associação de Artesãs de Massaranduba: parceria de sucesso

A iniciativa faz parte de ações de internacionalização desenvolvidas pelo IFRN

Publicada em 24/02/2023 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Ações na sede da Artmar, em São Gonçalo do Amarante.

A Associação de Artesãs de Massaraduba (Artmar) é uma das parceiras da coordenação de extensão do IFRN - Campus São Gonçalo do Amarante. No segundo semestre de 2022, as artesãs da associação participaram dos cursos instrumentais de Espanhol e Inglês. Ministradas de forma presencial, respectivamente, pelos docentes Diana Mendonça e Cleiton da Silva, as aulas aconteceram na sede da Artmar, totalizando a carga horária de 20 horas. Com o objetivo principal de desenvolver habilidades de escrita e o seu uso competente no cotidiano, associado à área de formação profissional, os cursos fazem parte do projeto de extensão Internacionalização, que conta com a coordenação da professora Myllena Cacho.

Associação Artmar

Surgiu no ano de 2003 com o objetivo de gerar renda para as pessoas que trabalham com o artesanato no município de São Gonçalo do Amarante e alavancar as vendas de produtos locais. As atividades são realizadas por um grupo de artesãs que desenvolvem produtos utilitários e decorativos, artigos femininos, bolsas, cestos, entre outros. A fibra da carnaúba, principal matéria-prima utilizada pelas artesãs, é totalmente ecológica e não agride o meio ambiente.

Os produtos confeccionados são vendidos no mercado de artesanato de São Gonçalo do Amarante, no quiosque no Aeroporto Internacional de Natal, em diversas feiras livres, nas redes sociais da Artmar, além de contar com clientes fixos.

Recentemente, a Artmar, em parceria com a Associação dos Servidores do Poder Legislativo do Rio Grande do Norte (Aspol), promoveram uma exposição em Portugal para divulgação dos produtos da Artmar e do Galo Branco de São Gonçalo do Amarante, símbolo do folclore do Estado.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas