ANIVERSÁRIO

Campus São Gonçalo do Amarante celebra dez anos de inauguração

A data foi comemorada em solenidade na última terça-feira, 20 de dezembro

Publicada em 22/12/2022 Atualizada há 11 meses, 3 semanas

Em solenidade comemorativa pelos 10 anos da instituição, alunos e servidores fazem foto histórica na escadaria de entrada do Campus. [Registro de Patrícia Mesquita]

Na última terça-feira, 20 de dezembro, a comunidade acadêmica do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN realizou uma solenidade festiva em alusão aos dez anos de sua inauguração oficial. Além de apresentações artísticas, houve formação de mesa de autoridades, com discursos. Ainda integrou a celebração o I Encontro de Egressos, para o qual foram convidadas ex-alunas e alunos e antigas servidoras e servidores, protagonistas na construção da história da unidade.

Mesa

Compuseram a mesa de autoridades: o secretário estadual de Educação, professor Getúlio Marques Ferreira; o atual reitor do IFRN, professor José Arnóbio de Araújo Filho; o primeiro reitor do IFRN, professor Belchior de Oliveira Rocha; a diretora-geral do Campus São Gonçalo do Amarante, pedagoga Luisa de Marilac de Castro Leite; o prefeito do município, Eraldo Daniel de Paiva; e o primeiro aluno matriculado em curso técnico do Campus, Anderson Rafael Melo da Silva.

Nos discursos, foi destaque o papel social da instituição e a alegria por fazer parte da história da Instituição. “Meu sentimento é de gratidão por todos e todas que contribuíram, cada um ao seu modo, para fazer do Campus São Gonçalo esse espaço de excelência em educação”, declarou Marilac Castro.

Histórico

O Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN iniciou suas atividades acadêmicas em junho de 2011, com a oferta do Curso Técnico Subsequente em Redes de Computadores. No entanto, oficialmente, foi inaugurado em 5 de dezembro de 2012, por meio do processo de expansão e interiorização da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica do Brasil.

Em sua primeira década de atividades desenvolvidas, 6.686 estudantes se matricularam no Campus, tendo este já encaminhado diretamente ao mercado de trabalho 3.483 profissionais nos eixos tecnológicos de gestão e negócios, infraestrutura e comunicação. Nesse período de contribuição com a sociedade são-gonçalense e região, o Campus desenvolveu 240 projetos de pesquisas, 740 trabalhos acadêmicos publicados, 85 projetos de extensão e ainda proporcionou a seus estudantes a oportunidade de inserção no mundo do trabalho por meio de 404 estágios, 150 aprendizagens e 122 práticas profissionais efetivas, exercitando seu papel diante da necessária indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, prevista no Artigo 207 da Constituição Federal de 1988.

Futuro

Atualmente, conta com três cursos técnicos na modalidade integrada (Informática, Logística e Edificações), um técnico subsequente (Edificações), três no nível superior (Tecnologia em Logística, Tecnologia em Redes de Computadores e Engenharia de Produção) e dois em nível de pós-graduação lato sensu (Educação e Contemporaneidade e Gerenciamento de Obras). Além destes, tem ofertado cursos de Formação Inicial e Continuada (FIC) e cursos fomentados pelo Pronatec, como o Programa Mulheres Mil.

A comunidade acadêmica do Campus, ao buscar reafirmar seu compromisso social, produziu a “Carta à comunidade de São Gonçalo do Amarante”. O documento, produzido a partir de uma plenária com participação de estudantes e servidores, antecedeu a cerimônia e tratou de ratificar as intenções perante a sociedade para os próximos dez anos. Entre os objetivos da Carta, o grupo reitera a intenção de “buscar o cumprimento pleno do que propõe seu Projeto Político Pedagógico, vislumbrando, sobremaneira, o desenvolvimento e a transformação dos recursos humanos e tecnológicos de São Gonçalo do Amarante e região”.

Carta à comunidade de São Gonçalo do Amarante