Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Evento

Câmpus realiza aula inaugural do Mulheres Mil 2013.1

Alunas são das comunidades de Serrinha, Guanduba e Barreiros

Publicada em 21/08/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Santos Fotógrafo

A tarde desta quinta-feira (20) marcou o início das atividades do Programa Mulheres Mil, turmas 2013.1, do Câmpus São Gonçalo do Amarante. A aula inaugural foi realizada no Teatro Municipal Prefeito Poti Cavalcanti e foi destinada às 100 alunas que ingressaram nas novas turmas do curso de Zeladoria.

 Estiveram presentes na solenidade, o reitor do IFRN, professor Belchior Rocha, o prefeito do município, Jaime Calado, o diretor-geral do IFRN-SGA, professor Carlos Guedes Alcoforado, a pró-reitora de Extensão do IFRN, professora Régia Lúcia Lopes, além de secretários e vereadores municipais e servidores do Instituto.

 As alunas são provenientes das comunidades de Serrinha, Guanduba e Barreiros e terão aulas nos próximos cinco meses de disciplinas técnicas, Língua Portuguesa, Matemática, Informática, Língua Inglesa e temas relacionados à ética, cidadania e relações de gênero e direitos da mulher. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar/RN), também serão ministrados os cursos de Serigrafia e Artesanato em Papel Artístico e Papietagem - técnica que utiliza colagens de papel para confeccionar objetos decorativos.

 Em São Gonçalo do Amarante, o programa teve início em 2012 através do Câmpus do IFRN e formou 86 alunas das comunidades de Coqueiros, Sítio Jacaraú e Padre João Maria nos cursos Zeladoria, Informática e Administração. “Cada aluna que colocamos no mercado de trabalho é uma conquista, mas a grande vitória nossa é contribuir para a garantia de emprego a todas vocês”, destacou em sua fala o professor Carlos Guedes Alcoforado.

 Para o reitor Belchior Rocha as mulheres formadas no programa são exemplos para outras que pararam os estudos em decorrência das necessidades da vida. “Queremos que vocês saiam daqui com o conhecimento que o curso se propõe a oferecer e desejamos que prossigam com os estudos e retornem ao IFRN para que se qualifiquem ainda mais através dos cursos de formação técnica e, até, em nível de graduação”.

 A programação do evento contou com a apresentação do Grupo Parafolclórico Mestre Atanásio, da comunidade de Coqueiros. A performance foi baseada em danças de coco de roda. Em seguida, a ex-aluna do Mulheres Mil Francisca Macimeide falou sobre sua experiência no programa. “Aprendi a ler e a escrever aqui e gostaria de agradecer a todos do IFRN por me proporcionar essa conquista”, ressaltou.

 A aula inaugural foi encerrada pela coordenadora do programa no IFRN-SGA, a técnica em enfermagem Ideíze Medeiros, que, emocionada, fez referência à dedicação ao trabalho desenvolvido no Mulheres Mil. “É por exemplos como esse (se referindo à fala da ex-aluna) que nos doamos para darmos o nosso melhor”.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas