Campus inaugura Laboratório de Instalações Elétricas

Espaço multiuso abrigará aulas e execução prática da disciplina

Publicada em 23/02/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foto: Luiz Alberto Pimentel

O Campus São Gonçalo do Amarante passou a contar com mais um equipamento voltado para o aprendizado prático de seus estudantes. Nesta quinta-feira (23), foi inaugurado o Laboratório de Instalações Elétricas, destinado às aulas da disciplina do curso de Edificações, nas modalidades subsequente e integrado.

Composto por 8 boxes, lousa interativa e recursos multimídia, o espaço irá possibilitar que os alunos estudem a teoria e, no decorrer das aulas, possam pôr em prática o que foi lecionado.

“A intenção é que o estudante desenvolva desde a instalação de uma lâmpada até projetar o circuito elétrico de uma casa inteira, como se estivesse trabalhando realmente em uma obra”, explica o professor Alfredo Costa, responsável pelo projeto de implantação do laboratório.

Através dos boxes, será possível simular as dificuldades inerentes à execução da planta elétrica de uma residência, através da realização de serviços que vão desde a montagem do quadro de disjuntores até os circuitos terminais de lâmpadas, ar condicionados, tomadas, interruptores e chuveiros elétricos.

“Antes trabalhávamos o projeto em pranchetas, agora podemos fazer a execução prática. Dessa forma, capacitamos nosso aluno com ainda mais conhecimento prático para o mercado de trabalho”, destaca Alfredo Costa. O professor ainda ressalta que as atividades seguem a norma NBR 5410-2004, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), referente a instalações residenciais de baixa tensão.