Câmpus é citado em artigo de jornal local

Texto refere-se à construção do Aeroporto de São Gonçalo do Amarante

Publicada em 30/09/2013 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O IFRN São Gonçalo do Amarante foi citado em artigo de opinião publicado no Jornal Metropolitano (Parnamirim/RN), edição do dia 27/09. O texto está coluna "Grande Natal em Foco", do articulista Evandro Borges. Confira o artigo na íntegra (grifo da COCSEV/SGA):

Aeroporto de São Gonçalo e a ZPE de Macaíba

Evandro Borges: evandrobroges@supercabo.com.br

O Aeroporto de cargas e passageiros de São Gonçalo do Amarante e a Zona de Processamento de Exportação de Macaíba foram colocados como instrumentos impulsionadores de desenvolvimento da Região Metropolitana de Natal, pelos investimentos a serem efetuados, pela geração de empregos diretos e indiretos, e pelas novas oportunidades que poderiam ser agregadas.

Quanto ao Aeroporto todos os seguimentos políticos participaram na sua solução, para finalmente com a Copa do Mundo de 2014 ser incluído como prioridade pelo Governo da Presidente Dilma, e ser a primeira experiência de privatização nesta área, tendo conseguido êxito um consórcio Argentino que se comprometeu entregar a sua conclusão no mês de abril vindouro, ante do inicio da Copa do Mundo.

O Aeroporto de Cargas será o mais importante do país, em virtude da proximidade da África e da Europa, sendo a porta de entrada via aérea de todos os produtos de importação e de saída para produtos de exportação, acabando no Estado com as dificuldades do Porto de Natal, em vista dos calados dos navios que podem aportar na barra do Potengi.

A conclusão da construção do aeroporto oportunizará o crescimento do setor hoteleiro, de comércio, de serviços, e dinamizará o turismo, com vôos internacionais colocando no roteiro de Natal como destino, sem maiores dificuldades, aportando recursos que em muito modificará para melhor a economia local.

Assim a estratégia do Aeroporto está em contexto, também, do turismo, seguimento dos mais importantes para a economia local, reforçando o turismo receptivo internacional, que já teve um peso considerável, motivando investimentos privados significativos, principalmente na área imobiliária, com aquecimento no setor de imóveis, gerando empregos diretos.

A Zona de Processamento de Exportação de Macaíba, com uma indústria de ponta se estabelecendo, motivada pela facilidade do Aeroporto, das condições metropolitanas, da matriz energética limpa produzida pelos ventos, fecharia um ciclo de prosperidade.

O Campus do Instituto de Educação de São Gonçalo do Amarante, com a direção do Professor Carlos Guedes Alcoforado, vem, já trabalhando a mão de obra necessária para todo o empreendimento, de homens e mulheres, no que tange a formação de jardineiras, zeladoras, camareiras, todos com recursos disponíveis dos programas do Governo Federal.

Os cursos de edificações e ciência em informática encontram-se a todo o vapor demonstrando que a preparação acadêmica deve está em consonância com a realidade de mercado, produzindo a força de trabalho qualificada que a economia globalizada exige, e naquela Unidade de Ensino Federal em São Gonçalo, vinte e cinco por cento dos estudantes são de Natal, própria de uma situação metropolitana, com os municípios cruzando os caminhos.

O Governo do Estado, neste momento, não pode ser entrave para a construção das estradas de acesso ao Aeroporto de Cargas e Passageiros de São Gonçalo, tem que se colocar como prioridade na construção da infraestrutura necessária, haja vista, que em abril, será o marco para a inauguração e desativação do Aeroporto de Paranamirim.

O Governo Federal e a FIFA realizou um grande esforço para diminuir todos os entraves legais, que poderiam dificultar a execução das obras preparatórias para a Copa do Mundo, junto ao Congresso Nacional, conseguiu até um regime diferenciado de licitação, e no período denominado de "matriz" da Copa, as obras precisam ser realizadas.

A ação do Governo do Estado é urgente na realização dos acessos para o Aeroporto de São Gonçalo do Amarante, e dando a devida visibilidade, apresentando um cronograma verdadeiro para tranqüilizar a opinião pública local.