Edificações

Campus apresenta trabalhos em congresso luso-brasileiro

Evento internacional ocorreu entre os dias 7 e 9 em João Pessoa-PB

Publicada em 10/11/2016 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Aluna Larissa Barbosa com os professores Jozilene, Júlio César e Thiago

O Campus São Gonçalo do Amarante marcou presença no II Congresso Luso-Brasileiro de Materiais de Construção Sustentáveis, realizado nesta semana, de 7 a 9, em João Pessoa-PB. O IFRN-SGA apresentou dois trabalhos no evento, que foi organizado pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB) em parceria com a Universidade do Minho, de Portugal.

A aluna Larissa Barbosa Lima, do curso de Edificações, apresentou o trabalho "Avaliação de adição de cinzas de olarias da cidade de São Gonçalo do Amarante/RN em concretos estruturais", pesquisa realizada sob a orientação dos professores Jozilene de Souza e Júlio César Damasceno.

"Destacamos a relevância dessa pesquisa, em virtude de estarmos inserindo na cadeia produtiva da construção civil um resíduo descartado, atualmente, no ambiente, mas que pode ser devidamente reaproveitado”, ressalta a professora.

Atualmente, o IFRN-SGA conta com três pesquisas em andamento relacionadas às cinzas geradas na atividade das olarias locais de São Gonçalo do Amarante. “Chegamos a conclusões de que o resíduo pode ser aproveitado tanto na argamassa quanto no concreto, e esses estudos já têm rendido bons artigos publicados em eventos nacionais e internacionais”, explica Jozilene de Souza, que também é coordenadora de Pesquisa e Inovação (Copein/SGA).

Artigo

A outra participação do Campus no congresso se deu através da apresentação do artigo “Argamassas auto adensáveis com elevados teores de adições minerais e adição de cal hidratada”, de autoria do professor Thiago Fonseca.

pesquisa