Alunos participam de aula de campo no rio Potengi

Atividade fez parte da disciplina de Geografia

Publicada em 04/11/2014 Atualizada há 1 ano

A manhã desta terça-feira (4) foi diferente para os alunos do curso de Logística (turma: Integrado 2M) do Campus São Gonçalo do Amarante. O conhecimento foi ministrado fora da sala de aula, no rio Potengi - paisagem marcada pelas belezas naturais e pela ação inconsequente do homem. Através do Barco Escola Chama-Maré, projeto do governo do Estado, os estudantes percorreram boa parte do estuário do rio que representa o berço da história e do desenvolvimento da capital potiguar, Natal.

A aula foi acompanhada pelo professor de Geografia Wilson Soares e por servidores IFRN-SGA. As explanações sobre a importância histórica do Potengi, aspectos geográficos e ambientais foram feitas pela equipe do projeto no decorrer do percurso, que teve início no Iate Clube, seguiu até a foz do rio e passou pelo porto de Natal e base naval. Durante o trajeto, além das belezas naturais e da exuberância do estuário, os alunos também constataram a ação humana que promove a degradação ambiental, com o despejo de esgotos sem tratamento e do descarte de todo tipo de lixo nas águas do rio.

“O aluno tem que conhecer essa realidade de perto para poder ser um agente multiplicador na luta pela preservação do rio Potengi, pois os jovens de hoje têm uma sensibilidade maior com relação à educação ambiental”, destacou o professor Wilson, que também enfatizou a importância de relacionar o aprendizado de sala de aula com a experiência prática.

servidores