Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

palestra

Alunos do IFRN-SGA recebem o Poesia Compilada – Tinha um IF(){} no meio do caminho

O evento reuniu estudantes dos cursos de Informática, integrado e subsequente, e Redes de Computadores, nessa sexta-feira (08)

Publicada em 11/06/2018 Atualizada há 1 ano

Nessa sexta-feira (08), as turmas dos cursos Técnico Integrado em Informática, Técnico Subsequente de Nível Médio em Informática para Internet, da modalidade EAD, e Superior de Tecnologia em Redes de Computadores participaram da palestra “Poesia Compilada – Tinha um IF(){} no meio do caminho”, ministrada por Soraya Roberta, no Auditório do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN. A proposta foi coordenada pela professora Iria Cosme e contou com a parceria de demais servidores do Instituto. 
No momento, Soraya, ex-aluna do Técnico Integrado em Informática do Campus Caicó, relatou as dificuldades encontradas ao ingressar à Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), principalmente devido ao fato de ocupar um lugar que, em sua maioria, é liderado por homens. Além disso, relembrou suas experiências no IFRN e a difícil decisão em escolher seu curso de graduação.
Ministrada em dois turnos, a palestra encantou os alunos que passaram a conhecer uma nova metodologia, segundo a qual a poesia pode auxiliar no aprendizado de algoritmo. “Este é o terceiro Campus do IFRN que eu levo o Poesia Compilada e foi até então um dos mais participativos por parte dos alunos. Achei muito interessante a reação deles quando eu falava sobre a minha vivência como aluna do IF e, agora, como professora ensinando algoritmo e ainda aluna de Graduação”, relatou. 
Para o professor de Sistemas de Informação do IFRN-SGA, Jefferson Reis, a proposta é enriquecedora no sentido de que pode ajudar os alunos que sentem dificuldades em aprender com as atuais metodologias, aumentando o interesse e agregando valor ao aprendizado de algoritmos. 
 
O PROJETO
Idealizado em 2012, o Poesia Compilada nasceu ainda quando Soraya era aluna do Campus Caicó do IFRN. A ideia surgiu da coincidência da estudante precisar escrever um código metalinguístico e, no mesmo dia, entregar uma poesia criativa da disciplina de Língua Portuguesa e Literatura. O encontro entre as duas áreas culminou em um código compilado em estrutura de poesia. 
Aproximando a estrutura do gênero textual da literatura à linguagem de programação, o projeto tem como objetivo contribuir com o aprendizado de algoritmo, mostrando que ele pode ser lúdico e divertido.
Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas