Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

EXTENSÃO

Alunos do Campus São Gonçalo visitam Rádio Comunitária

A atividade faz parte do projeto Comunicação em Redes.

Publicada em 16/01/2023 Atualizada há 1 ano

Os estudantes do Curso Técnico integrado em Informática, Eduarda, Luiza, Isabelle Raiane, Pedro e José Vine, juntamente com a Professora Magda Diniz visitaram a Rádio comunitária São Gonçalo FM. A ação faz parte do projeto extensão “Comunicação em Redes”, que tem o objetivo de desenvolver por meio de tecnologias digitais da informação e comunicação no contexto escolar, estratégias que promovam a textualização do discurso, expressão oral, compreensão auditiva e produção escrita.

Na ocasião os alunos conheceram as instalações da emissora e participaram do programa Tarde Total. Os discentes José Vine e Isabelle Raiane foram entrevistados pelo apresentador Ketinho Oliveira, e falaram para os ouvintes sobre os cursos ofertados no campus, em especial o curso técnico em Informática.  

" Foi uma experiência que só o IFRN me proporcionou, me sinto honrada em levar informações do nosso campus para outras pessoas de forma mais ampla", destacou a aluna Isabelle Raiane. Para o discente José Vine, " A participação neste projeto está sendo incrível. Os estudantes que fazem parte se inserem em atividades que os aproximam da linguagem como ela é de fato". 

A metodologia do projeto comunicação em redes está planejada em três etapas. Na primeira, o levantamento bibliográfico será feito, e os conceitos envolvendo gêneros discursivos e comunicação serão colocados em evidência. Já na segunda etapa, serão feitas a elaboração e a divulgação de gêneros discursivos que circulam no ambiente escolar e na comunidade externa, no intuito de compartilhar as informações dos 10 anos do Campus. 

" Trabalhar com gêneros jornalísticos no contexto escolar permite desenvolver com os alunos as competências de escrita e oralidade em Língua Portuguesa. além disso, atende a uma necessidade de comunicação do campus com a comunidade", destaca a professora Diana Mendonça, coordenadora do projeto. 

Na terceira e última etapa aconteceu na V SECITEC do Campus São Gonçalo do Amarante, no mês de dezembro de 2022, com a exposição e apresentação de trabalho acadêmico. 

Este texto foi produzido pelas discentes Eduarda e Luiza, sob a supervisão das Professoras Diana Mendonça, Magda Diniz e Mylenna Cacho. 

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas