Ensino
Alunos apresentam trabalhos na conclusão do semestre
Turmas de Logística e Edificações desenvolveram exposições de maquetes e projetos, respectivamente
Publicada em 06/03/2017 ― Atualizada há 1 ano, 3 meses
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O semestre 2016.2 está chegando
ao fim e, com o término de mais um ano letivo, a agitação dos alunos com as
provas finais é visível. Mas esse período turbulento também é uma ótima oportunidade
de exercitar a criatividade e pôr em prática o aprendizado adquirido em sala de
aula. Nas últimas semanas, alunos dos cursos técnicos integrado em Logística e subsequente
em Edificações expuseram trabalhos ricos em detalhes e informações relacionadas
às suas respectivas áreas.
A turma do terceiro ano de
Logística representou em maquetes, através do projeto integrador, operações
envolvendo os processos com materiais a partir do diagnóstico evidenciado em uma empresa,
simulando etapas como recebimento, movimentação, armazenagem, controle de
estoque, separação e expedição.
“Além da descrição das operações
também foram abordados elementos como os equipamentos utilizados, tipo de
inventário, sistema de endereçamento, layout e identificação o que foi
percebido na disciplina ‘Inovação e Tendências em Logística’”, explica a
professora Luciana Guedes.
Projetos - Os alunos do segundo semestre do curso técnico subsequente
em Edificações apresentaram projetos de reforma para um apartamento. A
iniciativa resulta do projeto integrador desenvolvido em conjunto entre as
disciplinas de Desenho Arquitetônico, Instalações Elétricas e Construção Civil
I.
Os trabalhos envolveram reformas
em um apartamento considerando um perfil específico de clientela, que era
composto por docentes do curso. A partir do levantamento das necessidades de
cada cliente, os alunos elaboraram os projetos considerando aspectos
arquitetônicos, construtivos e elétricos.
Desenhos e memoriais técnicos abordaram
a arquitetura do apartamento, antes e após a reforma, o layout proposto para os
novos ambientes, seus pontos elétricos e de iluminação, e os serviços e
acabamentos construtivos para execução da reforma.
Para Laíze Asevedo, professora
das disciplinas Desenho Arquitetônico e Projeto Integrador, a atividade
desenvolvida é enriquecedora. “Essa prática permite a experiência dos alunos
como projetistas, ainda que de uma reforma, de maneira integradora, fazendo-os
conceber não apenas a arquitetura do apartamento proposto, mas também definir
os elementos construtivos, as instalações elétricas e o mobiliário que se
adeque às necessidades de um cliente real, se aproximando, portanto, da prática
profissional de um técnico em Edificações", destaca Laíze.
Confira fotos das apresentações: