Alunos apresentam trabalhos na conclusão do semestre

Turmas de Logística e Edificações desenvolveram exposições de maquetes e projetos, respectivamente

Publicada em 06/03/2017 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O semestre 2016.2 está chegando ao fim e, com o término de mais um ano letivo, a agitação dos alunos com as provas finais é visível. Mas esse período turbulento também é uma ótima oportunidade de exercitar a criatividade e pôr em prática o aprendizado adquirido em sala de aula. Nas últimas semanas, alunos dos cursos técnicos integrado em Logística e subsequente em Edificações expuseram trabalhos ricos em detalhes e informações relacionadas às suas respectivas áreas.

A turma do terceiro ano de Logística representou em maquetes, através do projeto integrador, operações envolvendo os processos com materiais a partir do diagnóstico evidenciado em uma empresa, simulando etapas como recebimento, movimentação, armazenagem, controle de estoque, separação e expedição.

“Além da descrição das operações também foram abordados elementos como os equipamentos utilizados, tipo de inventário, sistema de endereçamento, layout e identificação o que foi percebido na disciplina ‘Inovação e Tendências em Logística’”, explica a professora Luciana Guedes.

Projetos
- Os alunos do segundo semestre do curso técnico subsequente em Edificações apresentaram projetos de reforma para um apartamento. A iniciativa resulta do projeto integrador desenvolvido em conjunto entre as disciplinas de Desenho Arquitetônico, Instalações Elétricas e Construção Civil I.

Os trabalhos envolveram reformas em um apartamento considerando um perfil específico de clientela, que era composto por docentes do curso. A partir do levantamento das necessidades de cada cliente, os alunos elaboraram os projetos considerando aspectos arquitetônicos, construtivos e elétricos.

Desenhos e memoriais técnicos abordaram a arquitetura do apartamento, antes e após a reforma, o layout proposto para os novos ambientes, seus pontos elétricos e de iluminação, e os serviços e acabamentos construtivos para execução da reforma.

Para Laíze Asevedo, professora das disciplinas Desenho Arquitetônico e Projeto Integrador, a atividade desenvolvida é enriquecedora. “Essa prática permite a experiência dos alunos como projetistas, ainda que de uma reforma, de maneira integradora, fazendo-os conceber não apenas a arquitetura do apartamento proposto, mas também definir os elementos construtivos, as instalações elétricas e o mobiliário que se adeque às necessidades de um cliente real, se aproximando, portanto, da prática profissional de um técnico em Edificações", destaca Laíze.

Confira fotos das apresentações:

foto01-log-ediffoto02-log-ediffoto03-log-ediffoto09-log-ediffoto05-log-ediffoto06-log-ediffoto07-log-ediffoto08-log-edif