INTERNACIONALIZAÇÃO

Aluno do Campus São Gonçalo é selecionado para mobilidade internacional no Uruguai

Campus recebeu visita de professor da Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC)

Publicada em 08/11/2022 Atualizada há 1 ano

Da esquerda para a direita: Mizael Cortez, Mylenna Cacho, Matias López, Paulo Júnior, Izabelle Lopes, Marcus Assunção, Bruno Lima e Iria Cosme.

Como ação para o desenvolvimento do projeto estratégico IA — IFRN Internacional, que busca ampliar a participação da Instituição no contexto internacional, prevista no Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026, o IFRN oferece a seus estudantes a oportunidade de mobilidade internacional em instituição parceira. O objetivo é contribuir para a formação do cidadão global, preparado para o mundo no qual vivemos, tanto no âmbito profissional, quanto pessoal.

Nessa perspectiva, o Edital n° 7/2022 da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri) foi direcionado à mobilidade internacional de sete estudantes de graduação, de sete campi distintos, para cursar componentes curriculares na Universidad Tecnológica del Uruguay (UTEC), atendendo ao disposto na Organização Didática.

O início de uma jornada

No Campus São Gonçalo do Amarante, foi contemplado o Curso Superior de Tecnologia em Logística, coordenado pela professora Luciana Guedes, tendo sido selecionado o aluno Paulo Eduardo da Silva Júnior para cursar o semestre letivo de 2023.1 no Uruguai. Entre março e julho de 2023, ele desenvolverá atividades de ensino, pesquisa e extensão.

Feliz por ter sido um dos selecionados, Paulo destaca que o intercâmbio será um diferencial em sua formação, não somente acadêmica quanto profissional. Questionado sobre esse novo desafio, ele acredita que todos os selecionados estão ansiosos e com um certo medo. "Mas esse receio é totalmente normal, porque toda mudança causa esse sentimento. Principalmente por eu estar indo para outro país, sem conhecer ninguém e por estar longe da minha família. Mas quando paro para pensar nas oportunidades que essa mudança me trará, o medo fica de lado. Já é incrível o fato de conhecer outro país, aprender outro idioma, vivenciar outra cultura, criar um novo círculo de amizades... enfim, inúmeras possibilidades que irão surgir. Minha expectativa é que dê tudo certo e o dia do embarque chegue logo", finaliza confiante.

A assessora de Relações Internacionais do Campus, professora Mylenna Cacho, tem acompanhado todo o processo seletivo, mesmo antes da publicação do Edital, e, neste momento, a preocupação é o fortalecimento do conhecimento da Língua Espanhola pelo discente. Para isso, em parceria com a professora Diana Mendonça, já há um acompanhamento linguístico neste direcionamento. Os encontros semanais iniciaram no final de outubro e seguem até a realização da prova de proficiência, prevista para janeiro.

A professora Luciana Guedes vê como uma experiência ímpar para os alunos que foram selecionados. "A chance de conhecer outro país, sem dúvida, irá enriquecer a carreira deles. Embora o ensino e o conteúdo sejam os mesmos, ter acesso a outras práticas acadêmicas, metodologias e laboratórios, além de uma visão diferenciada da logística, com certeza extrapola a grade curricular. E Paulo já se desafia a partir do aprendizado de outro idioma". Ela torce para que o IFRN continue fomentando outras parcerias dessa natureza, propiciando novas oportunidades aos discentes. Para estes, ela manda um recado: "Aqueles que não foram contemplados vejam os exemplos e se estimulem para participar nos próximos editais. Certamente, essa iniciativa da Aseri tende a ser ampliada para incluir mais cursos e gerar mais impacto social", conclui Luciana.

Fortalecendo a parceria

Visando o fortalecimento da parceria oficializada em maio deste ano entre as instituições, no dia 17 de novembro, o Campus São Gonçalo do Amarante recebeu o coordenador de Relações Internacionais da Universidad Tecnológica del Uruguay (Utec), professor Matias Leonardo López Péres, que cumpria agenda sistêmica em solo potiguar.

No encontro, o professor uruguaio foi recepcionado pelo diretor-geral em exercício do Campus, professor Mizael Cortez, o diretor acadêmico, professor Marcus Assunção, assessores de Relações Internacionais do IFRN e do Campus, respectivamente, professor Bruno Lima e professora Mylenna Cacho, além das coordenadoras de cursos de Tecnologia em Logística, Tecnologia em Redes de Computadores e Engenharia de Produção, respectivamente, professoras Luciana Guedes, Iria Cosme e Izabelle Lopes.

Após visita pelas instalações físicas, a comitiva se reuniu com o Conselho Gestor para apresentação de ações de Ensino, Pesquisa e Inovação e Extensão, além de experiências exitosas de estudantes e egressos do Campus. Na sequência, o encontro aconteceu no auditório, com participação de servidores e discentes das graduações. Na ocasião, Paulo Eduardo  se apresentou formalmente, já colocando em prática seu aprendizado no idioma espanhol.

Segundo o professor Matias Lopez, a cooperação entre os países sul-americanos é muito importante. "A gente não pode fazer cooperação apenas com a Europa e com os Estados Unidos. Lá é diferente". E disse estar impressionado com o Instituto. "Quando eu cheguei, não imaginava que [o IFRN] era tão grande. Vocês são referência em muita coisa, há muito investimento em pesquisas", declarou.

No dia 18, o professor López seguiu com o cumprimento de sua agenda na Reitoria e no Campus Natal - Central.

Edital N° 18/2022-ASERI/PROEX/RE/IFRN - Resultado da seleção discente