PARCERIA

Alunas do IFRN recebem homenagem por bom desempenho em empresa de atacarejo de Natal

Experiência como “Jovem aprendiz” no Supermercado Atacadão teve duração de 10 meses.

Publicada em 14/01/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Cleya Souza (Analista de RH) e as alunas  Brenna Dafni Fernandes e Anyelly Rodrigues e Erika Silva

As parcerias entre empresas e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)/Campus São Gonçalo do Amarante trazem aos estudantes a oportunidade de conhecer o mundo do trabalho ainda durante o período escolar.

As alunas Brenna Dafini Fernandes, Anyelly Rodrigues e Erika Silva, do quarto ano do curso Técnico integrado de Nível Médio em Logística, são exemplos disso. Durante 10 meses, elas fizeram parte da equipe do Supermercado Atacadão (Natal/RN), através do programa “Jovem Aprendiz, e foram homenageadas pelo bom desempenho realizado neste período.

Brenna Fernandes, de 18 anos, escolheu o curso de Logística, pois foi o que mais chamou sua atenção quando quis ingressar no IFRN, pelos conteúdos estudados, pelas oportunidades de estágio e pela possibilidade de atuação no mercado de trabalho ainda como estudante.

Sobre a experiência como aprendiz, ela afirma que foi importante por todo aprendizado adquirido, “No Atacadão, vivenciei vários conteúdos que havia trabalhado apenas na teoria. Consegui entender melhor como a logística acontece na ‘vida real’, e a importância da colaboração entre as atividades operacionais e administrativas para que tudo ocorra corretamente”, conta.

A estudante ainda acrescenta que o IFRN prepara os alunos para seguirem confiantes de que são aptos para exercerem as funções oferecidas pelas empresas. Conclui dizendo que foi graças ao Instituto que pôde ingressar no Atacadão, o que permitiu que ela se tornasse mais independente e responsável, além de ampliar sua visão de mundo.

“Acredito que, independentemente de qual profissão eu siga, essa primeira experiência terá sido benéfica, porque vai abrir outras portas e eu mesma pude desenvolver qualidades que devem ser úteis em qualquer trabalho, como a habilidade de lidar adequadamente com clientes para oferecer um bom serviço”.

A parceria com o Atacadão foi consolidada em 2017. Todo semestre alunos do Integrado em Logística do Campus SGA são encaminhados para o programa “Jovem Aprendiz” e por ser uma empresa de grande porte, eles conseguem passar por diversas áreas, como: vendas, armazenamento, estoque, movimentação de mercadoria e gestão de estoque e de compras.

A orientadora das alunas homenageadas, professora Luciana Guedes, acredita que essas parcerias, como no caso do Atacadão, são importantes para que os alunos tenham a oportunidade de desenvolverem a prática profissional e comportamental.

“Não é apenas o conhecimento técnico, mas também o comportamental. Oriento sobre a importância de não faltar ao trabalho e de ter iniciativa. É muito bacana essa oportunidade que o Atacadão disponibiliza. Todo semestre, a gente tem alunos desenvolvendo as atividades no atacarejo”, comenta a docente.

Para Luciana Guedes, a homenagem que as meninas receberam pelo bom desempenho em suas experiências é um incentivo para fortalecer ainda mais a parceria com o atacarejo e para que outros estudantes também queiram participar do programa. Além disso, ratifica que o IFRN também precisa enaltecer essas conquistas, pois isso só reforça o potencial da instituição e a qualidade dos alunos.

“Me preocupo de manter esse elo ativo, vivo e forte. Garantir mais oportunidades para os alunos. A partir do segundo ano do curso, praticamente todos têm oportunidade de realizar práticas e isso só reforça a qualidade do trabalho e dos alunos”, argumenta a professora Luciana.

A analista de Recursos Humanos do Supermercado Atacadão, Cleya Souza, fala que a parceria entre as companhias e instituições de ensino é de fundamental importância, pois isso contribui com o desenvolvimento dos estudantes como uma responsabilidade social, como no caso do Atacadão.

Ela avalia como positiva a experiência das alunas do IFRN. “As estudantes são receptivas, inteligentes, criativas e também contribuíram para o desenvolvimento das nossas rotinas. Sempre temos ganhos com jovens aprendizes em nossa equipe”.

Cleya acrescenta que o Atacadão dá a oportunidade de desenvolver um futuro profissional para esses alunos e, também, oferece novas vagas para outros estudantes de diversas áreas de aprendizado. Além disso, contribui com o crescimento desses jovens na própria empresa.

extensao