Internacionalização
Aluna do Campus São Gonçalo do Amarante é aprovada para intercâmbio internacional
Comitiva do IFRN embarca em novembro para o Equador
Publicada por Sirley Oliveira em 29/09/2025 ― Atualizada em 29 de Setembro de 2025 às 23:35
Imagina a emoção de cursar o ensino médio em uma instituição pública e ser aprovada para participar de um intercâmbio internacional? Essa experiência será vivida por uma aluna do Campus São Gonçalo do Amarante do IFRN.
Por meio de um processo seletivo conduzido pela Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint) do IFRN, a estudante Ana Laura Silva, do Ensino Médio Técnico Integrado em Informática, foi contemplada para um intercâmbio acadêmico e cultural na Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), no Equador.
Com o incentivo dos meus professores, decidi me inscrever para o processo seletivo, sem grandes expectativas. Tudo mudou quando recebi a notificação de que o resultado havia saído e, ao conferir, descobri que estava entre os estudantes classificados para o intercâmbio no Equador. A sensação foi indescritível: eu, que nunca havia viajado nem para fora do Rio Grande do Norte, agora teria a chance de ir para fora do Brasil. Fiquei em choque e passei uma semana sem acreditar no que estava acontecendo, e confesso que minha ficha ainda está caindo. Acho que só vou acreditar de verdade quando estiver no aeroporto!
O processo seletivo
O edital estabeleceu quatro polos para a distribuição de dez vagas: Oeste Potiguar, Central Potiguar, Agreste Potiguar e Leste Potiguar. Este último, composto pelos campi Natal Central, Natal Zona Norte, Natal Zona Leste, Natal Centro-Histórico, Canguaretama, Ceará-Mirim, Parnamirim e São Gonçalo do Amarante, foi contemplado com cinco vagas. Dentre mais de 90 candidatos escritos, a representante do Campus gonçalense se classificou em segundo lugar em seu polo.
A seletiva levou em conta, entre outros pontos, o índice de rendimento acadêmico (IRA), análise socioeconômica, participação em projetos de ensino, pesquisa, extensão, atividades de internacionalização, além de conhecimentos de Língua Espanhola.
Rumo ao Equador!
O intercâmbio será realizado na Universidad Estatal Península de Santa Elena (UPSE), uma importante instituição sul-americana com tradição em cooperação internacional e intercâmbio acadêmico e científico com outras instituições.
Os estudantes intercambistas terão uma experiência de 15 dias no país andino, onde vivenciarão uma nova língua, cultura, gastronomia, clima, conhecimentos acadêmicos e científicos, o que agregará valor às suas vidas acadêmicas, pessoais e profissionais.
As orientações para pré-embarque já foram iniciadas. Os estudantes estão sendo ambientados pelo Diretor Sistêmico de Internacionalização, Bruno Rafael, e pela Assessora de Relações Internacionais, Mylenna Cacho, professora do Campus São Gonçalo do Amarante. Após o recesso escolar, os alunos participam de reuniões on-line e presenciais. A comitiva do IFRN embarca no dia 23 de novembro para o Equador, onde devem permanecer até o dia 7 de dezembro de 2025.
O que o IFRN tem me proporcionado é simplesmente incrível.
Agradeço primeiramente a Deus, pois é por Ele que tudo se torna possível; à minha família, que sempre me apoiou e incentivou; e ao IFRN e aos professores, pelo constante encorajamento e por tornarem essa oportunidade uma realidade.
Minhas expectativas são extremamente positivas. Estou muito feliz e ansiosa para viver essa experiência, conhecer de perto a cultura equatoriana e adquirir novos conhecimentos que vão enriquecer minha formação acadêmica e pessoal. Cada momento dessa jornada será uma oportunidade de aprendizado e crescimento que levarei para sempre comigo.
A todos os estudantes, deixo um conselho: nunca duvidem do que vocês são capazes. Aproveitem e agarrem cada oportunidade que o Instituto oferece!
Sobre o Programa
A seleção foi regida pelo Edital 11/2025-DINT/RE/IFRN, que fomenta a participação em Programas de Mobilidade Internacional como vínculo ao processo de Política de Internacionalização do IFRN. O edital é destinado a selecionar estudantes de cursos técnicos de nível médio na modalidade integrada para intercâmbio internacional.
O Programa de Intercâmbio é uma iniciativa da Política de Internacionalização da Instituição por meio do fomento na participação em Programas de Mobilidade Internacional, sendo conduzido pela Diretoria Sistêmica de Internacionalização (Dint). Os intercâmbios internacionais serão desenvolvidos no âmbito das parcerias internacionais formalizadas pelo IFRN.