Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Internacionalização

Webinário discute programa de Leitorado do Ministério das Relações Exteriores

Evento fez parte do ciclo de Internacionalização da Pesquisa

Publicada em 30/08/2021 Atualizada há 1 ano

O encontro aconteceu em 9 de agosto

No dia 09 de agosto, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou o webinário “Experiência como Leitor do programa de Leitorado pelo Ministério das Relações Exteriores e pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes/MRE)”, do projeto Ciclo de Internacionalização da Pesquisa.O projeto trata-se de um conjunto de webinários com instituições e/ou agências de fomento nacionais ou internacionais, tendo em vista promover a internacionalização dos processos de Pesquisa, difusão científica, Inovação e pós-graduação.

O webinário foi organizado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) em parceria com Assessoria de Extensão e Relações Internacionais (Aseri), mediado  pelo professor Bruno Venâncio Silva, professor de Língua Espanhola no Campus Natal-Cidade Alta em colaboração técnica na Aseri. A atividade contou com a participação de discentes e servidores do IFRN e de servidores de outras instituições. Voltada à apresentação de Tito Matias, docente efetivo de Língua Inglesa e coordenador de Pesquisa e Inovação do Campus São Paulo do Potengi, o webinário tratou de sua candidatura ao edital de Leitorado da Capes junto com o Ministério de Relações Exteriores.

O professor falou sobre sua vivência na Universidade das Índias Ocidentais, na ilha de Barbados, no Caribe, durante o período em que foi Leitor de Língua Portuguesa, Cultura e Literatura Brasileira na instituição caribenha. Segundo Tito, sua participação no webinário permite a divulgação de editais internacionais de cooperação em Pesquisa, Ensino e Extensão e  proporciona o compartilhamento de informações relevantes desde como submeter propostas em tais editais, como também fomentar o diálogo sobre as experiências de brasileiras e brasileiros que, após aprovados, vivenciaram o desenvolvimento de seus projetos no exterior. 

“Ter feito parte do webinário foi um momento rico de partilha e de troca com discentes e servidores do IFRN, bem como o público externo ao Instituto, acerca do programa de Leitorado, com a promoção da língua portuguesa, em sua vertente brasileira, além da cultura, literatura e estudos brasileiros na Universidade das Índias Ocidentais, em Barbados, do qual possuo um imenso orgulho de ter participado”, explica o professor Tito Matias sobre sua participação no projeto.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas