encontros e reencontros

Sobre histórias e estórias: seis anos do Campus São Paulo do Potengi

Estudantes, professores, técnicos e trabalhadores terceirizados integraram programação de aniversário

Publicada em 12/12/2019 Atualizada há 1 ano

Foto: Eliza Garcia

Se há dias que são eternos, 2 de outubro de 2013 é um deles. Foi nessa data que o Campus São Paulo do Potengi passou a existir, oficialmente. Foi na casa de seu ‘irmão’, o Campus Ceará-Mirim, que a cerimônia de inauguração teve espaço. Lá, naquele dia, os três campi – o Campus Canguaretama completa o trio – deram início a suas histórias.

Em dezembro de 2019, passados seis anos daquela cerimônia inaugural, o Campus São Paulo do Potengi celebrou, em um espetáculo de música e teatro, essas histórias. Entre sorrisos e abraços, estudantes do Território do Potengi, professores, técnicos e trabalhadores terceirizados se encontraram e reencontraram para rememorar suas histórias.

No auditório lotado, a expectativa foi quebrada a partir do palco. Homenageando o cordelista Antônio Francisco, o Grupo Nuarte de Teatro do Campus apresentou o espetáculo “Um dia na feira”. Com histórias e estórias como pano de fundo, a apresentação abriu a programação de aniversário.

Após as boas-vindas de Renato Dantas, diretor-geral, um instante mágico – como poesia em prosa – prendeu a atenção de todos na tela: uma viagem no tempo trouxe de volta, desde a construção, o vivido pelas pessoas que passaram e que fazem o dia-a-dia do Campus. Seus primeiros alunos, os eventos realizados, as viagens de campo, atividades culturais, formaturas e ações na comunidade... na tela tudo foi revivido sob o fio condutor da narrativa de uma velha senhora, testemunha ocular dessa história, e por um passeio musical, com peças cantadas e tocadas pela banda do Núcleo de Arte do Campus.

No fim da apresentação, o desafio proposto por Renato no começo do evento se fez mais forte: “Agora é tempo de resistir e fazer real a celebração de mais seis, 12, 18, 30, 60 e 100 anos”. Com bolo e parabéns cantado no caramanchão, a festa teve fim. Entre sorrisos e abraços, estudantes do Território do Potengi, professores, técnicos e trabalhadores terceirizados deixaram subentendido que novos encontros e reencontros vêm por aí.

extensao
pesquisa