Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

Conhecimento

Servidores promovem ações voltadas para os estudantes

Iniciativas disseminam novos conhecimentos, arte e cultura em tempos de distanciamento social

Publicada em 27/04/2020 Atualizada há 1 ano

Quarenta dias após o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte - IFRN - paralisar as aulas presenciais para ajudar a conter o avanço da pandemia do novo coronavírus no estado, servidores do Campus São Paulo do Potengi tem desenvolvido uma série de ações com o objetivo de manter o contato com os estudantes e de incentiva-los a manter uma rotina saudável e construtiva.

O Campus segue funcionando de forma remota e como não é possível a realização de aulas regulares online, tendo em vista a suspensão do calendário acadêmico e a dificuldade de acesso a internet por parte de uma parcela considerável dos estudantes, os servidores (docentes e técnicos-administrativos) tem desenvolvido ações inovadoras que pretendem contribuir com a formação dos alunos, mesmo a distância.

Uma das iniciativas que está sendo desenvolvida por servidores do Campus nasceu no grupo de docentes da área de linguagens. O @viralizagem é um perfil na rede social Instagram, que tem a proposta de viralizar arte. O grupo apresenta histórias e estórias, através de contos, crônicas, desenhos e poesias que são transformados em posts, e, ainda dá dicas de leitura. "Nosso objetivo é conseguir nos comunicar com nossos estudantes, apresentando um conteúdo atrativo e leve, despertando a atenção e o interesse deles", afirmou a prof. Fernanda Moura.

Formado por docentes da área de linguagens e história, o projeto enciclopédia musical (@musicalenciclopedia), está dando seus primeiros passos nas redes sociais durante este período de distanciamento social. O objetivo é difundir informações sobre bandas, artistas e álbuns de gêneros musicais diversos para os seguidores do  perfil. "A cada semana, estaremos postando sugestões de bandas, artistas e álbuns por ordem alfabética e os seguidores que quiserem, poderão dar suas sugestões e contribuir com nossas publicações, através de stories sobre bandas, artistas ou álbuns relacionados à letra alfabética da semana",  explicou o Prof. Ailson Costa, um dos organizadores da iniciativa.

Quem também aderiu as redes sociais foi o professor e arquiteto Ricardo Marques. Ele, que também é diretor acadêmico do Campus, está promovendo lives no perfil @ifrnspp onde ensina técnicas de desenho. "É uma experiência nova para todo mundo, mas estamos tendo um retorno muito bom. Em breve realizaremos mais um encontro", afirmou.

Outra iniciativa está sendo conduzida pelo servidor Francisco Erivan. Formado em matemática, ele desenvolveu um perfil no instagram, o @supremamatematica, através do qual disponibiliza material para os estudantes interessados em continuar a aprender sobre a matemática. "Nosso projeto é aberto a participação de todos os interessados. Nosso objetivo é também contribuir com os estudantes que vão fazer a Olimpíada de Matemática deste ano", destacou.

Trazer novas estratégias que podem auxiliar os estudantes no processo de aprendizagem de novos conteúdos, foi o objetivo do Prof. Renato Dantas, que está usando o youtube para dar aulas sobre a construção de mapas. "É um momento de aprendizagem para todos, no qual precisamos reinventar nossas estratégias e formas de contato com os estudantes", declarou.

Quem também está disponibilizando conteúdos audiovisuais para seus alunos é a professora de química, Ulisandra Ribeiro. "Estou produzindo vídeos sobre conteúdos que trabalhamos em sala de aula e encaminhando via Whatsapp nos grupos das turmas para que eles possam ter acesso aos conteúdos e possam continuar estudando. É um momento de muita incerteza e ansiedade para todos e essa foi a forma que encontrei para contribuir para a continuidade da formação dos alunos", defendeu Ulisandra. Os conteúdos do Professor Renato Dantas e da Prof. Ulisandra serão disponibilizados em breve no canal do Youtube do Campus.

Os professores de física, Ubaldo Fernandes e Anderson Pinheiro, também aderiram as novas plataformas online para ofertar conteúdos relativos as suas disciplinas para os estudantes dos cursos técnicos integrados. "Estamos ministrando as aulas remotamente e utilizando ferramentas como o Microsoft Teams e o WhatsApp para disponibilizar conteúdos de física com o intuito de preparar os alunos para as Olimpíadas de Física, para o Enem e, sobretudo, para revisar os assuntos que já foram vistos por eles", informou o Prof. Ubaldo. As aulas ocorrem nas segundas, terças, quartas e quintas e seguem um cronograma disponibilizado pelos docentes. Os estudantes interessados em participar, podem contactar os docentes clicando aqui.

As iniciativas não constituem atividades acadêmicas vinculadas ao calendário letivo, mas contribuem para incentivar os estudantes a continuarem seus estudos. O IFRN segue com o calendário acadêmico suspenso em todos os seus Campi, com exceção do Campus Natal-Zona Leste, responsável pelos cursos a distância. Em relação aos cronogramas suspensos, no retorno das atividades, a proposta de atualização dos calendários será discutida pelo Comitê de Ensino (Coen) para posterior encaminhamento ao Conselho Superior (Consup). Isso quer dizer, com o retorno das atividades presenciais, as aulas e o ano letivo serão retomados.

 

 

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas