diretor

Renato Dantas é nomeado Diretor-geral Pro tempore do Campus SPP

Diretores eleitos para o quadriênio 2020-2024 foram nomeados temporariamente.

Publicada em 23/04/2020 Atualizada há 1 ano

O professor Renato Dantas Rocha da Silva, Diretor-Geral Pro tempore do Campus São Paulo do Potengi do IFRN, desde agosto de 2019, foi reconduzido ao cargo de Pro tempore nesta quinta-feira (23), através da portaria 666/2020 assinada pelo professor Josué Moreira, que está reitor Pro tempore do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN).

Apesar de ter sido eleito com mais de 77% dos votos de estudantes e servidores do Campus no processo eleitoral ocorrido no mês de dezembro de 2019, ainda não foi desta vez que o professor foi nomeado para o mandato de quatro anos ao qual faz jus. "Apesar de um cenário de muita instabilidade na Instituição ocasionado por uma ingerência política no IFRN, recebemos com muita coragem a missão de continuar realizando o nosso trabalho em prol do Campus São Paulo do Potengi e do IFRN e esperamos que as nomeações as quais, todos os colegas democraticamente eleitos no pleito eleitoral de 2019 tem direito, sejam feitas o mais rapidamente possível.", declarou o Diretor-Geral.

Entenda o caso

Com uma comunidade acadêmica espalhada em 18 municípios do estado, o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) realizou no dia 4 de dezembro de 2019, o processo de escolha de seu reitor e de Diretores-Gerais (DG) de Campi. O processo eleitoral, iniciado ainda em outubro, culminou com a eleição do professor José Arnóbio de Araújo Filho ao cargo máximo do Instituto e com a eleição do Prof. Renato Dantas para Diretor-Geral do Campus São Paulo do Potengi.

O resultado do processo eleitoral foi encaminhado ao Ministério da Educação (MEC) para que o reitor eleito pela comunidade acadêmica fosse nomeado. A expectativa era que a nomeação ocorresse na última segunda-feira (20), contudo com a alegação de impossibilidade de nomeação do Prof. José Arnóbio, o MEC nomeou o prof Josué Moreira como reitor Pro tempore para o comando da Instituição.

Como a nomeação dos diretores eleitos para exercerem seus mandatos só poderia ser feita por reitor que não estivesse ocupando o cargo temporariamente, todos os Diretores-Gerais eleitos para os Campi do IFRN foram nomeados também como Pro tempore e agora aguardam que o  Prof. Arnóbio seja nomeado reitor da Instituição para exercerem os mandatos para o quadriênio 2020-2024, obtidos através do voto.

Posse

Tendo em vista a situação atípica vivenciada pela Instituição neste momento, uma vez que o IFRN segue com suas atividades acadêmicas presenciais suspensas em razão da pandemia do novo coronavírus, e, que a nomeação é temporária, não será realizada cerimônia de posse. "Vamos guardar este momento festivo para celebrarmos quando todos os eleitos democraticamente forem nomeados", destacou o Prof. Renato Dantas.

Sobre Renato Dantas Rocha da Silva

Natural de Natal/RN, Renato Dantas, 33 anos de idade, tem suas raízes familiares imersas nas margens do Rio Potengi. Por sua família materna ter origens no município de São Paulo do Potengi, revive e cultiva os elos com seus laços familiares também como forma de potencializar a integração institucional com a comunidade do entorno do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte. O candidato é servidor do Instituto desde fevereiro de 2012, mas conhece a instituição desde os tempos de estudante, quando foi aluno durante seis anos do CEFET-RN, na unidade Natal Central. Neste período, cursou o Técnico em Desenho de Projetos e o curso Superior de Tecnologia em Controle Ambiental. Vivenciou na própria pele a importância dos programas de Assistência Estudantil, como direito fundamental para a garantia da permanência e êxito do estudante na escola. Em 2007, começou seu processo de verticalização da formação profissional, tendo cursado o mestrado e o doutorado na Universidade Federal do Rio Grande do Sul durante cinco anos. Retornou a Natal no final do ano de 2011 e, após 3 meses, teve a honra de ser contemplado com o retorno ao IFRN na condição de professor, por meio de concurso público. Desde então, tem atuado nas mais diversas frentes, desempenhando ações de Ensino, Pesquisa, Extensão e Gestão. No Campus de São Paulo do Potengi desde 2016, é um servidor de perfil técnico, que desenvolve suas ações focadas no planejamento de metas e alcance dos resultados.

extensao
servidores