INTERNACIONALIZAÇÃO
Relações Internacionais do IFRN pautam a Política Linguística Institucional
Reunião de alinhamento teve a participação de todos os campi
Publicada em 19/07/2021 ― Atualizada há 1 ano, 8 meses
Nesta quinta-feira (8), o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) promoveu a segunda reunião de alinhamento para as suas Relações Internacionais. As reuniões objetivam desenvolver estratégias para as ações de internacionalização relacionadas ao 5° Objetivo Estratégico da PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional) de 2019-2021 na perspectiva de Estudantes e Sociedade: Desenvolver a Internacionalização no IFRN.
A convite da Assessoria de Extensão e Relações Internacionais do IFRN (Aseri/IFRN), participaram das reuniões assessores de relações internacionais e coordenadores de extensão dos 22 campi. A primeira reunião de 2021 ocorreu no dia 17 de junho.
Um dos encaminhamentos da segunda reunião foi a formação de uma comissão para elaborar uma minuta de Política Linguística do IFRN. Para Bruno Rafael, assessor de Políticas Linguísticas da Aseri/IFRN, “esse é um passo fundamental para a internacionalização no instituto e na mudança de postura em relação à importância da proficiência linguística de servidores e estudantes”. Bruno Lima, assessor de Relações Internacionais (Ari/IFRN) do Campus Natal-Central, complementa: “a formalização de uma política linguística somada à descentralização de ações da Aseri/IFRN e às constantes discussões entre assessores denotam o interesse em fazer com que a Internacionalização aconteça de forma mais sólida no IFRN.”
Conforme encaminhamento, a comissão será composta por 10 membros: 2 membros representantes da Aseri/IFRN, 4 membros representantes da Ari/IFRN, 1 representante indicado pelo Núcleo Central Estruturante (NCE) de língua portuguesa, 1 representante indicado pelo NCE de língua inglesa, 1 representante indicado pelo NCE de língua espanhola/francesa e 1 representante da Língua Brasileira de Sinais (Libras).
A comissão terá um trabalho inicial de fazer estudos sobre o tema e construir uma minuta que, posteriormente, será encaminhada para avaliação nos demais colegiados competentes. “Essa iniciativa segue alinhada ao que já ocorre no Fórum de Assessores de Relações Internacionais (Forinter) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), que possui um Grupo de Trabalho para discutir Políticas Linguísticas em nível nacional”, avalia Samuel Lima, assessor de Extensão e Relações Internacionais do IFRN.
Acesse
Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRN
Primeira reunião de alinhamento para atividades de internacionalização
- Palavras-chave:
- ensino