Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

POP

Projeto de Orientação Profissional realizará encontros a partir do próximo dia 13

Edição 2021 contará com novidades em sua programação

Publicada em 04/08/2021 Atualizada há 1 ano

O que você vai ser quando crescer? Essa talvez seja a pergunta que todos tenhamos respondido com maior frequência durante a nossa infância e adolescência. A grande questão é que na maioria das vezes, a escolha profissional precisa ser realizada muito cedo, por volta dos 18 anos e “nesse momento de tantas mudanças e transições, escolher um percurso profissional pode se tornar uma causa de estresse entre os jovens”, destaca a Psicóloga do Campus São Paulo do Potengi do IFRN, Izabelle Primo.

Para ajudar os estudantes do 4º ano dos cursos técnicos integrados do Campus a lidarem com essas questões, ainda em 2019 foi criado o POP – Projeto de Orientação Profissional – realizado pela Psicologia em parceria com o professor Neuber Araújo. O projeto tem como principal objetivo, facilitar a escolha dos participantes por um caminho profissional, auxiliando-os na compreensão de suas situações de vida, incluindo aspectos pessoais, familiares e sociais. “A Orientação Profissional é uma estratégia relevante, propondo-se a discutir e auxiliar esse jovem a alcançar sua identidade ocupacional”, afirma a Psicóloga.

Em 2020, em razão da pandemia do coronavírus o projeto fez uma pausa. Em 2021, ele está sendo retomado, dessa vez, de forma virtual. "Nossa intenção é promover uma programação interessante e diversificada para os nossos estudantes, para que eles se motivem a participar e encarem esse momento com mais leveza", destaca o prof. Neuber.

Ao todo serão realizados oito encontros. O primeiro deles acontecerá no dia 13 deste mês, das 10h30 às 12h (para os estudantes dos quartos anos do turno matutino) e  das 16h30 às 18h (para os estudantes dos quartos anos do turno vespertino), através do Google Meet. Os links para os encontros serão repassados aos lideres das turmas que ficarão responsáveis por partilhar com suas turmas. Além do número de encontros, que dobrou em 2021, esta edição do POP terá mais uma novidade: a realização de uma mostra de profissões. "Nossa intenção é promover um maior conhecimento por parte dos estudantes sobre a realidade de diversas profissões", destaca Neuber.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas