Retrospectiva

O Campus São Paulo do Potengi e suas ações em 2021

Apesar dos desafios enfrentados em mais um ano de atividades remotas e virtuais, o polo manteve o compromisso com a educação de seus estudantes

Publicada em 13/01/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

A garantia da segurança e da educação de estudantes foi considerada para quaisquer atividades do Campus

O cenário provocado pela pandemia da Covid-19 continuou modificando o funcionamento das instituições de ensino em 2021. O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) também foi atingido e precisou alterar suas atividades. Apesar das mudanças, o Campus São Paulo do Potengi (SPP) atuou ativamente nas ações desenvolvidas e, para além disso, preparou estratégias para o retorno presencial seguro dos alunos e das alunas.

Com capacidade para atender 1200 alunos e 120 servidores, o Campus foi inaugurado em 2013 e, desde então, desempenha um importante papel na formação acadêmica de moradores do território do Potengi. A unidade do IFRN em São Paulo do Potengi tem foco de atuação estabelecido nas áreas de Construção Civil e Meio Ambiente, ofertando cursos nas modalidades do ensino médio, subsequente, ProEJA, EaD e graduação.

Desafios vencidos pelo Campus no último ano

A comunidade acadêmica gerada através do polo é composta por estudantes e servidores de municípios próximos, que integram o território do Potengi. A partir disso, o elevado número de integrantes demanda uma maior atenção da administração nas tomadas de decisões, gerando, assim, grandes desafios.

Para Renato Dantas, diretor-geral do Campus SPP, a implantação do ensino híbrido e a estruturação de ambientes para garantir a segurança sanitária dos estudantes foram os maiores desafios vencidos. Encarando uma nova realidade, que utiliza o mundo virtual como principal âmbito de comunicação, foi necessário planejar e construir novas alternativas para dar continuidade às ações do polo.

Após um longo período de atividades completamente virtuais, a discussão passou a ser em torno da flexibilização da virtualidade. O ensino híbrido tornou-se uma alternativa e, através de muitas análises e diálogos, a direção pôde implantá-lo. A garantia da segurança sanitária foi essencialmente considerada para qualquer atividade híbrida ou presencial. O compromisso da instituição com sua comunidade acadêmica tornou possível o enfrentamento de todos os desafios.

Campus SPP continuou seu desenvolvimento em 2021

Apesar dos desafios enfrentados e vencidos pelo Campus, muitas atividades foram desenvolvidas durante o ano. A reforma do refeitório, responsável pela alimentação de boa parte dos estudantes no período das aulas, foi executada e concluída no decorrer de 2021.

Como parte do preparo para o retorno presencial seguro dos estudantes e servidores, foi iniciado um convênio em parceria com a Secretaria Municipal de São Paulo do Potengi. O convênio objetivou promover o acesso dos servidores à vacinação contra a Covid-19, a fim de contribuir na segurança vacinal de sua comunidade.

Além disso, a retomada das atividades presenciais foi discutida durante todo o ano. A expectativa do retorno, aliada ao ritmo de vacinação da população, fez com que o corpo administrativo do polo estivesse em constante discussão. O diálogo buscou planejar o regresso da comunidade acadêmica em segurança, mantendo a excelência de ensino da instituição.

Expectativas das atividades do Campus para 2022

Para 2022, o diretor-geral do IFRN/SPP afirma que a equipe administrativa está apostando “no ensino presencial integral e na retomada de programas e eventos que foram suspensos da agenda do Campus”. Dantas ainda revela que o orçamento da instituição foi reprogramado para atender ações prioritárias, além de acreditar que projetos e convênios serão fortalecidos em 2022.

Dentre os principais propósitos de ações para este ano, está a implantação do Núcleo de Inovação Tecnológica - Potengi (NIT-Potengi) e a implantação da sala do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid). Também é intencionada a organização de salas de pesquisa em meio ambiente e matemática.

Além disso, buscando promover a melhor experiência educacional aos estudantes do polo, também há o planejamento para a modernização da sala de videoconferência, a implantação de um viveiro de mudas e a reativação da piscina do Campus.

Mudanças positivas ocorridas no Campus

As modificações exigidas pelo período pandêmico vivido nos últimos anos foram gigantescas. Muitas discussões e análises guiaram as atividades do IFRN/SPP durante esse período. Algumas mudanças foram extremas, como o ensino completamente virtual, que foi responsável por uma cadeia de alterações.

Entretanto, a administração reconhece que algumas alternativas foram benéficas ao desenvolvimento do polo. O compartilhamento de dados em pastas públicas, em busca de promover maior transparência ao público, foi importante e continuará ocorrendo. O diretor-geral afirma que o Campus irá “explorar melhor as mídias sociais como ferramenta de prestação de contas e comunicação com a comunidade escolar”.

A manutenção de reuniões por plataformas virtuais, em virtude de sua acessibilidade, também permanecerá acontecendo. Apesar da falta do contato presencial, encontros importantes poderão acontecer com o acesso de servidores e estudantes, independente de suas localizações.

extensao
pesquisa