Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

febrace

Nove equipes do IFRN são finalistas em feira de ciências da USP

A 19ª edição do evento ocorre de forma virtual e vai até o dia 27 de março

Publicada em 26/03/2021 Atualizada há 1 ano, 3 meses

O Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) está com nove equipes de estudantes na final da Feira Brasileira de Ciência e Engenharia (Febrace). O evento, que acontece do dia 15 ao dia 26 deste mês de março, está em sua 19ª edição e contém, ao todo, 345 projetos finalistas.

Os projetos representantes do IFRN vêm dos campi Caicó, Ceará-Mirim, Ipanguaçu, Mossoró, Natal-Zona Norte e Santa Cruz, desenvolvidos por 22 estudantes e seus coordenadores. Este ano, o evento ocorre virtualmente, na Plataforma FEBRACE Virtual. Lá, os visitantes, além de conhecer os projetos, podem votar no seu preferido, para a premiação de voto popular. Os votos podem ser enviados até as 14h do dia 29 de março.

A Febrace, realizada desde 2003, é a maior feira brasileira pré-universitária de Ciências e Engenharia, promovida anualmente pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Em detrimento da pandemia do novo coronavírus, a edição deste ano ocorre de forma online, na Plataforma Virtual, onde os visitantes podem, também, assistir palestras e lives. A cerimônia de Premiação ocorrerá no dia 27 de março e será transmitida no canal da FEBRACE no YouTube, às 15h.

Conheça e vote nos projetos do IFRN:

Campus Caicó

Projeto

Desenvolvimento de uma plataforma de jogos digitais para pessoas sem os membros superiores – Fase II

Estudantes

João Vitor P. Silva, Luana S. Medeiros e Denner Bismarck L França

Orientação

Francisco das Chagas Souza Júnior

Coorientação

Daniel Macedo

Área

Eletrônica

Descrição

O projeto objetiva dar continuidade ao desenvolvimento de uma plataforma de jogos digitais adaptada a pessoas com deficiência nos membros superiores.

Link

https://febrace.org.br/virtual/2021/ENG/106/

 Campus Ceará-Mirim

Projeto

Projeto Piper: circuito de baixo custo para aquisição de biopotenciais eletromiográficos e acionamento de próteses

Estudantes

Gabriel Fernandes Borges e Isaac Lemuel B. Silva

Orientação

Camille Reategui

Área

Biomédica

Projeto da Feira

Feira Brasileira de Jovens Cientistas

Descrição

Como proposta para minimizar a complexidade dos processos e o alto custo dos materiais para a produzir próteses acionadas por eletromiografia (EMG), o projeto visa a construção de um circuito simples e de baixo custo para captação e filtragem analógica de EMG.

Link

https://febrace.org.br/virtual/2021/ENG/163/

 

Projeto

Dados Livres: plataforma livre de dados abertos

Estudante

Maria Carolina S. Soares

Orientação

Pedro Baesse

Área

Ciência da Informação

Descrição

O projeto busca criar uma plataforma que permita a catalogação de fontes de dados governamentais abertos e aplicações cívicas alimentada por meio de colaboração coletiva.

Link

https://febrace.org.br/virtual/2021/SOC/321/

 Campus Ipanguaçu

Projeto

Canetas 3D como ferramenta tecnológica no ensino de Química

Estudantes

Maria Andreza S. Lourenço, Gabriel Mateus F. Silva, Fabrizia Bezerra Mulatinho

Orientação

Diogo Bezerra

Área

Educação

Descrição

O projeto pretende implantar estratégias práticas, inovadoras e criativas no ensino de Química a partir do uso de canetas 3D na sala de aula, envolvendo conceitos de modelo atômico em uma perspectiva tridimensional.

Link

https://febrace.org.br/virtual/2021/HUM/249/

 Campus Mossoró

Projeto

Desenvolvimento de esteira rolante de descida autossuficiente com freio eletromagnético de baixo custo

Estudantes

Gabriel do Nascimento C. Leite, Mariana M. Mendonça e Francisco Ivonêz S. Jr.

Orientação

Felipe Bento de Albuquerque

Coorientação

Francisca Jucileuda Souza

Área

Eletrotécnica

Descrição

O projeto busca desenvolver um mecanismo capaz de atenuar os efeitos do elevado consumo energético e os consequentes altos gastos financeiros gerados pelas tradicionais esteiras transportadoras.

Link

https://febrace.org.br/virtual/2021/ENG/119/

Campus Natal-Zona Norte

Projeto

pHmetro portátil: uso de smartphone na determinação do pH de soluções utilizando imagens digitais e quimiometria

Estudante

Hanna Vitória de Oliveira Silva

Orientação

Pollyana Souza Castro

Coorientação

Daniel Freitas

Área

Química

Descrição

O projeto objetiva auxiliar no ensino de equilíbrio ácido-base para alunos do ensino fundamental e ensino médio, aprimorando o experimento com repolho roxo através do uso de imagens digitais adquiridas com câmera de smartphone, a fim de determinar valores de pH, abordando o conteúdo de forma interdisciplinar.

Link

https://febrace.org.br/virtual/2021/EXA/217/

 Campus Santa Cruz

Projeto

Game balance: uma plataforma para análise do equilíbrio em pacientes pós AVC envolvendo técnicas de Gamificação

Estudantes

Maria Eduarda G. Santos, Maria da Graça C. Gonçalves e Lara Virgínia P. Medeiros

Orientação

Pedrina Célia Brasil

Coorientação

Vinícius Carvalho

Área

Fisioterapia e Terapia ocupacional

Projeto da Feira

Mostra Tecnológica do IFRN

Descrição

O projeto tem por objetivo desenvolver um sistema que promova o engajamento, acompanhamento e análise da performance dos pacientes com sequelas de AVC. O sistema consiste numa plataforma inteligente, capaz de mensurar o equilíbrio do paciente e sua intensidade vertical, baseado na distribuição do seu peso, além de um jogo digital que recebe esses dados e apresenta os exercícios do tratamento de forma lúdica e interativa.

Link

https://febrace.org.br/virtual/2021/SAU/304/

 

Projeto

Race: robótica para crianças no espectro autista - um protótipo robótico para crianças autistas.

Estudantes

Letícia Thaynná X. A. O. Azevedo, Bianca Hadassa D. Cavalcanti e Laryssa Vitória A. Barbosa

Orientação

Ana Eliza Trajano Soares

Coorientação

Salomão Batista

Área

Mecânica

Projeto da Feira

Mostra Tecnológica do IFRN

Descrição

O projeto tem como objetivo desenvolver a Label, um robô de baixo custo, para crianças com transtorno do espectro autista (TEA).

Link

https://febrace.org.br/virtual/2021/ENG/126/

 

Projeto

Beat Progress

Estudantes

Ysmirna Ester D. Gomes, Evelyn Beatriz P. Menezes e Emilly Francoyse B. de Medeiros

Orientação

Rodrigo Barreto

Área

Fisioterapia e Terapia ocupacional

Descrição

O projeto busca desenvolver e executar uma ferramenta eletrônica que possibilite quantificar dados referentes a marcha do paciente com Parkinson, como passo e velocidade, para a análise dos fisioterapeutas, e empregar a musicoterapia de uma forma dinâmica nos tratamentos de reabilitação.

Link

https://febrace.org.br/virtual/2021/SAU/306/

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas