NEPP e “Nós Propomos” instalam unidade experimental de tratamento de águas

Comunidade Monsenhor Expedito terá unidade experimental monitorada continuamente

Publicada em 05/09/2018 Atualizada há 1 ano

Instalação da unidade experimental

Em ação articulada pelo Núcleo de Extensão e Prática Profissional (NEPP) do Campus São Paulo do Potengi do IFRN e pelo projeto "Nós Propomos", foi realizada a instalação de uma unidade experimental de tratamento de águas cinzas na comunidade Monsenhor Expedito, no município sede do Campus. A demanda é uma concretização das atividades do Curso Técnico em Meio Ambiente e da Coordenação de Extensão (COEX), visando melhorias à comunidade externa ao instituto.

A unidade experimental - localizada em uma das casas que abrigam o maior núcleo familiar da comunidade - basicamente tratará a água que é descartada após o consumo. "Essa ação traz benefícios para os moradores à medida que evita o despejo, como estava ocorrendo em seus quintais, de material inadequado diretamente no solo, possibilitando que a água utilizada passe por um tratamento antes de ser descartada, melhorando assim tanto as condições de higiene como os cuidados com o solo na região envolvida", disse o professor Renato Dantas, coordenador do Curso Técnico em Meio Ambiente e responsável pela instalação.

Segundo o professor Alexandre Medeiros, essa foi uma das demandas identificadas por professores e alunos envolvidos no "Nós Propomos", que viram a possibilidade de implementar melhorias para a comunidade através de atividades de prática profissional, nas quais estudantes do Curso Técnico em Meio Ambiente passam a vivenciar o que é estudado e proposto em sala de aula.

Comunidade

A equipe do Campus foi recebida por Francilene Nascimento, que acompanhou a instalação da unidade experimental em sua casa. A unidade de tratamento será monitorada continuamente pelo aluno Frankleidson Domingos, estudante do quarto ano do curso de Meio Ambiente, com supervisão do professor Renato Dantas. Além destes, estiveram presentes durante a instalação, a professora Edseisy Tavares, estudantes integrantes do "Nós Propomos" e o professor Alexandre Medeiros, coordenador de Extensão do Campus São Paulo do Potengi do IFRN.

extensao