MENÇÃO ELOGIOSA

Saiba mais sobre Heryka Myrna Maia Ramalho

Publicada em 20/12/2021 Atualizada há 1 ano

Heryka Myrna Maia Ramalho

Heryka Myrna Maia Ramalho, Técnica de Laboratório - área Biologia , é uma das servidoras homenageadas pela Coordenação de Pesquisa e Inovação (COPEIN), do Campus São Paulo do Potengi, com uma menção elogiosa. A deferência foi prestada aos servidores que mais se destacaram no que se refere à produtividade das suas pesquisas realizadas entre os anos de 2017-2020.

Heryka Ramalho é graduada em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e Mestra em Bioquímica e Biologia Molecular pela mesma universidade. É Doutora em Ciências Farmacêuticas - Nutrição e Química dos Alimentos - pela Universidade do Porto (UP), em Portugal.

A menção elogiosa prestada à servidora foi o resultado de um mapeamento diagnóstico realizado pela COPEIN-SPP, juntamente com a Comissão de Levantamento Bibliográfico, para conhecer melhor os trabalhos desenvolvidos pelos servidores do Campus São Paulo do Potengi.

Conheça mais o perfil da servidora Heryka Ramalho, saiba como ela trabalha e quais os diferenciais de sua atuação. Confira na íntegra a entrevista:

1: Em que Grupo de Pesquisa e Linha de Pesquisa você atua?

Atuo em dois grupos de pesquisa:

• Bioquímica dos Alimentos e da Nutrição – UFRN
  • Biotecnologia aplicada à Saúde - UnP

2: Há quantos anos você trabalha como pesquisadora? Quais seus trabalhos mais recentes desenvolvidos? Quais considera os mais relevantes?

Atuo na pesquisa há alguns anos, desde o início da minha graduação, nesse período passei por diferentes etapas, desde aluna de iniciação cientifica, aluna de mestrado e doutorado, e desde 2011, atuo como pesquisadora nos grupos de pesquisa cadastrados no diretório do CNPQ. Tenho desenvolvido trabalhos na área de biotecnologia, com ênfase na prospecção de alimentos e produtos farmacêuticos, como o desenvolvimento de novos produtos alimentícios que utilizam rejeitos da indústria de alimentos que são descartados no meio ambiente e que contém propriedades nutricionais favoráveis para a reutilização. Além disso, trabalho na linha de desenvolvimento de produtos biotecnológicos na escala micro e nanotecnológica, desenvolvidos a partir do extrato de vegetais da flora da região caatinga com potenciais farmacêuticos. Concomitantemente, realizo estudos com a análise nutricional de Vitamina A e Vitamina E em populações e o estudo dos micronutrientes em alimentos. Dentre os trabalhos realizados considero que os mais relevantes na minha carreira, e que marcam diferente fases da mesma, são: “Fat-soluble vitamin (A, D, E, and beta-carotene) contents from a Portuguese autochthonous cow breed – Minhota”, “Maternal supplementation with natural or synthetic vitamin E and its levels in human colostrum” e “Probiotic fermented milk drink added with cashew pulp (Anacardium occidentale): formulation, physicochemical, microbiological and sensory characteristics”

3: Você trabalha com que tipo de pesquisa? Como é seu método de trabalho? Quem faz parte de sua equipe direta, há bolsistas ou você trabalha sozinho? Utiliza laboratórios?

Trabalho com pesquisa básica e aplicada. O método de trabalho nas pesquisas que realizo são os métodos qualitativo e quantitativo. A ciência requer que os pesquisadores trabalhem em equipe, ou seja, tenho algumas equipes de trabalho, que envolvem pesquisadores de várias instituições parceiras (UFRN, FACISA, EAJ, Universidade do Porto/Portugal), alunos de iniciação científica voluntários e bolsistas, alunos de mestrado e doutorado. Nas pesquisas utilizo sempre laboratórios, das IES parceiras.

4: Nesses anos de pesquisa, quais os diferenciais do seu trabalho enquanto pesquisadora?

Ao longo dos anos dedicados à pesquisa pude verificar diferentes potenciais nos trabalhos realizados, desde o reaproveitamento de alimentos que são rejeitos das industrias, que apresentam valor nutricional para ser utilizado em novos produtos; perpassando pelo estudo de vegetais do bioma Caatinga, com grande potencial, mas pouco valorizados e que apresentam potenciais farmacológicos que podem gerar produtos biotecnológicos inovadores; até o desenvolvimento de técnicas de análises de vitaminas lipossolúveis e colesterol em alimentos e leite materno.

5: Como foi para você o reconhecimento e o recebimento da menção elogiosa que o IFRN-SPP fez aos servidores que mais se destacaram enquanto pesquisadores?

O reconhecimento e recebimento da menção foi algo recompensador, pois ter o seu trabalho reconhecido é algo que te instiga a fazer mais e cada vez fazer o melhor. Nesse sentido, me comprometi a bater metas no âmbito da pesquisa no IFRN-SPP, buscar propor projetos de pesquisa e extensão que possam vir a contribuir com a comunidade em que estamos inseridos, bem como, favorecer o desenvolvimento da região e dos alunos do Instituto.

6: Na sua opinião, o que faz de alguém um pesquisador?

Um pesquisador se desenvolve a partir da busca constante em resolver problemas e responder a questionamentos, esses podem estar voltado a diferente áreas, como os que envolvem o meio em que vivemos, pensando nas questões ambientais, no desenvolvimento da sua região, da comunidade em que sua instituição está inserida, questões de saúde ou de inovação e tecnologia. Com a ciência conseguiremos responder a essas indagações que cercam o ser pesquisador, e podemos prospectar os nossos resultados para a comunidade, através de artigos científicos, capítulos de livros, patentes, e comunicações em eventos. E, assim, poder contribuir para o desenvolvimento da nossa região e do nosso país.'

extensao
pesquisa