Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IV SEMADEC

IV SEMADEC é encerrada com festa no Campus

Nove equipes competiram durante três dias em provas diversificadas. Equipe Manguezal foi a vencedora.

Publicada em 12/10/2019 Atualizada há 1 ano

“Foi um evento lindo, com muito empenho da equipe. Foi maravilhoso ver a integração dos alunos, entre eles e com os servidores do Campus. Reforçamos os nossos valores de respeito, de solidariedade e de colaboração. A nossa sensação é de dever cumprido”, assim a Coordenadora Geral da IV Semana de Arte, Desporto e Cultura - SEMADEC do Campus São Paulo do Potengi do IFRN, Profa. Ana Claudia Morais definiu o evento, encerrado na última sexta-feira (11).

A IV SEMADEC contou com a participação de nove equipes formadas por alunos de diferentes cursos do Campus. “Essa foi seguramente a principal inovação que esta SEMADEC trouxe. Pela primeira vez trabalhamos com equipes mistas e o resultado foi muito positivo”, destacou Profa. Ana Claudia. O formato foi alterado a partir da experiência da Profa. Liege Silva no Campus Macau, que já realiza a SEMADEC neste formato há alguns anos. “Foi uma aposta da Comissão do evento, que deu muito certo. Ficamos muito felizes e impressionados com a adesão dos estudantes a esse formato”, destacou a Profa. Liege, que coordenou a Comissão de Esportes da IV SEMADEC.

A competição contou com uma estrutura de provas diversificada, contando com as competições esportivas e culturais como fontes de pontuação para as equipes e após três dias de atividades, a equipe Manguezal foi a vencedora deste ano com 2718 pontos, seguida pelas equipes Mata Atlântica e Pantanal com 2552 e 2522 pontos, respectivamente.

“O melhor momento foi ver os estudantes fazendo a festa. Um momento bem freiriano da escola como lugar de partilhas, de alegrias, lugar de crescer e fazer amigos. Experiências trocadas, talentos revelados, aprendizagem que extrapola o cotidiano escolar. A SEMADEC 2019 cumpriu seus objetivos: integração, cooperação e colaboração”, destacou a Prof. Monique Oliveira, coordenadora da comissão cultural da IV SEMADEC.

Fortalecimento de laços

A IV SEMADEC do Campus São Paulo do Potengi contou com a realização de nove modalidades esportivas. Os destaques foram as modalidades incluídas no evento deste ano: natação e corrida rústica. A inclusão da natação foi possível graças a reinauguração da piscina do Campus, que ocorreu ainda no primeiro dia da IV SEMADEC. Já a corrida rústica nasceu da ideia da construção de uma trilha dentro da área do Campus que será utilizada para fins educativos. “Foi lindo ver os alunos competindo com respeito e ética nas provas esportivas. Não registramos nenhum acidente, fruto do cuidado que eles mesmos tiveram com os colegas durantes as disputas das modalidades”, destacou a Prof. Liege Silva.

Os vencedores de cada modalidade foram:

Basquete misto: Manguezal, Pantanal e Mata dos Cocais.

Queimada feminina: Mata Atlântica, Costa Marinha e Manguezal.

Xadrez masculino: Costa Marinha, Pantanal e Caatinga.

Xadrez feminino: Mata dos Cocais, Manguezal e Cerrado.

Natação: Caatinga, Costa Marinha e Mata dos Cocais.

Fifa Individual: Floresta Amazônica, Mata dos Cocais e Costa Marinha.

Fifa por equipe: Cerrado, Costa Marinha e Mata dos Cocais.

Volei de Areia: Pantanal, Caatinga e Manguezal.

Corrida: Mata dos Cocais, Costa Marinha e Manguezal.

Futsal Masculino: Mata dos Cocais, Floresta Amazônica e Pantanal.

Futsal Feminino: Mata dos Cocais, Costa Marinha e Manguezal.

 Compartilhamento de conhecimento

Além das provas esportivas, os alunos precisaram se empenhar em uma série de provas com viés acadêmico e cultural. Provas como o Cine Potengi, por exemplo, que promoveu a exibição de uma obra cinematográfica para que os alunos respondessem as questões sobre ela, destacam a multiplicidade de linguagens utilizadas dentro do evento. Além dela, a Voz do IF, prova remanescente de outras SEMADECs trouxe a possibilidade de que os estudantes pudessem externar suas habilidades com a voz.

A BiodiversiDança, por sua vez, propôs que cada equipe, elaborasse uma apresentação dentro do gênero de dança popular de acordo com a região ou estado brasileiro inserido no bioma, subtema da equipe, inspiradas no folclore, nas danças étnicas e de sapateio. A equipe vencedora da prova foi o Pantanal. A parte artístico-cultural contou ainda com a Gincana Cultural e com a prova dos Padrinhos, marcada por apresentações realizadas por servidores docentes, técnicos -administrativos e terceirizados relacionadas com os biomas dos estudantes.

“A SEMADEC foi uma experiência muito gratificante pois é uma semana que permite uma convivência muito próxima com toda comunidade escolar. Nossa equipe que ficou com o subtema manguezais se aprofundou no Manguebeat, um movimento importante na nossa cultura e pouco conhecido pelas gerações mais jovens. Foi um prazer representar Chico Science, um personagem importantíssimo desse movimento”, destacou o Prof. Júlio Alencar, um dos padrinhos da equipe vencedora.  

“O Campus ficou mais vivo, mais florido, mais bonito, mais dinâmico. Não foi pouco trabalho, mas o importante foi participar e vivenciar tudo isso”, destacou Profa. Ana Claudia. A equipe vencedora da IV SEMADEC ganhará uma viagem de campo com destino a Lagoa do Bonfim. As premiações ocorrerão durante os próximos dias.

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas