EXPOTEC

II EXPOTEC do Campus São Paulo do Potengi do IFRN encerra sua programação

Evento proporcionou espaços de vivências e trocas de experiências

Publicada em 14/09/2018 Atualizada há 12 meses

Auditório lotado durante a II EXPOTEC

A II EXPOTEC – Exposição Científica, Tecnológica e Cultural - do Campus São Paulo do Potengi do IFRN encerrou sua programação hoje, no Auditório Fabião das Queimadas. Nesta semana, de 11 a 14 de setembro, o campus contou com atividades diversas, como minicursos, mesas redondas, oficinas, apresentações de dança, música e teatro, observação astronômica, concurso de poemas, gincanas, além de apresentações orais e exposição de estandes. O evento também abarcou o III Encontro em Comemoração ao Dia do Técnico em Edificações e o Encontro Potengiense de Teatro.

Com o tema “Ciência para redução das desigualdades: traçando e entrelaçando saberes”, a II EXPOTEC deu espaço a discussões sobre a produção de conhecimento voltada para promoção da dignidade humana em amplo sentido, trazendo para debate questões como sustentabilidade na construção civil, uso de tecnologias sociais e olhar geográfico sobre centros urbanos na perspectiva da busca pela redução das desigualdades, mercado de trabalho e desafios dos profissionais da arte, e a presença feminina no campo da matemática. Participaram ainda a Orquestra Jovem Popular do IFRN/Campus Natal-Central e estudantes do IFRN/Macau com apresentação teatral. Jovens de escolas da região potengiense também prestigiaram o evento.

Ao final desta edição, com a comunidade escolar integrada e a certeza de dever cumprido, muitas reflexões terão continuidade nos processos de aprendizagem e desenvolvimento de pensamento crítico acerca da realidade. Com a fala do professor Dante Henrique Moura, na conferência de abertura, “Não há ciência neutra, não há educação neutra!”; com a indagação da professora Gilene Moura, “Quem promove as desigualdades no espaço e por que as aceitamos?”; e acolhendo o convite da professora Carla Gracy para “estabelecer novos parâmetros de cidadania e convivência,  que reduzam a pobreza, doenças e a fome e criem  caminhos para uma sociedade mais harmoniosa e justa”, espera-se que a II EXPOTEC também seja lembrança de resistência.

extensao