ONHB

IFRN tem 51 equipes finalistas na Olimpíada Nacional de História do Brasil

Campus São Paulo do Potengi contou com duas equipes finalistas

Publicada em 19/08/2021 Atualizada há 1 ano

Aconteceu, na última segunda-feira, 16 de agosto, a final da 13ª Olimpíada Nacional de História do Brasil (ONHB). Nesta edição, o estado do Rio Grande Norte conta com 58 equipes finalistas, segundo maior número, ao lado de São Paulo, atrás apenas de Pernambuco, com 82. Das equipes potiguares, 51 são do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). Realizada com o apoio do Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), a ONHB ocorre desde 2009. Este ano, 415 equipes de 99 cidades brasileiras concorrem a medalhas de ouro, prata e bronze.

Para o reitor do Instituto Federal, professor José Arnóbio de Araújo Filho, “a Olimpíada de História dá aos alunos e alunas a oportunidade de entrarem nesse mundo importante do conhecimento, mostrando todo o potencial que essa instituição tem. Uma instituição de ensino profissional, mas que faz com que essas questões mais humanísticas sejam discutidas em nosso ambiente”. O reitor conclui enfatizando ser essa “uma ação muito exitosa. Quero parabenizar a todos os alunos e professores de História do IFRN que estão envolvidos nessa Olimpíada”.

Marcelle Maria, estudante do Campus São Gonçalo do Amarante e membro da equipe "Engenheiros da Revolução", conta que representar seu Campus na final da ONHB é um misto de felicidade e gratidão. A estudante destaca que a oportunidade é o resultado do esforço, das noites de debates e longas discussões suscitadas desde o início da preparação. Ela ainda destaca a importância da orientação de seus professores. “Em decorrência de tudo que foi vivenciado até hoje, eu vejo a prova final como a materialização de toda a bagagem acumulada e, finalmente, como o fechamento de um ciclo de incríveis perspectivas e saberes proporcionados pelo estudo de uma esfera tão importante a nós enquanto estudantes e cidadãos: a história do Brasil”, declarou.

O Campus Mossoró possui a maior quantidade de equipes do IFRN: 28. Em uma comparação, se a unidade fosse um estado brasileiro, possuiria o sexto maior número de finalistas. Para o professor Gerardo Júnior, a participação de cerca de 190 estudantes nas edições do evento tem concretizado um espaço no campo das disputas disciplinares. O professor revela estar “muito feliz pelos discentes abraçarem essa jornada histórica, que é a Olímpiada de História! Consideramos a ONHB uma excelente metodologia potencializadora de aprendizagens dos professores e estudantes para além da disciplina de História", disse. Para Gerardo, o estudo sobre a história do Brasil é importante para que os estudantes “adquiram uma consciência histórica e possam participar efetivamente da organização da nossa sociedade”.

Realização

Em virtude da pandemia do novo coronavírus, o evento corre, pelo segundo ano consecutivo, de forma online. No entanto, a adaptação para o modo virtual não desanimou a estudante Adla Juliana Lopes, componente do grupo "Spatium", do Campus Ipanguaçu, que revela estar com o sentimento de missão cumprida. A jovem conta que, embora haja desafios, “o conhecimento que a Olimpíada proporciona supera tudo e nos ajuda a construir uma grande bagagem sociocultural, auxiliando o nosso desenvolvimento acadêmico e pessoal”. Adla ainda desabafa: “Foram dias e noites de esforço e dedicação que trouxeram essa grande conquista. A atuação e a orientação do professor Amauri Morais de Albuquerque também fizeram uma diferença gigante no rendimento da nossa equipe”, concluiu a estudante, agradecendo o trabalho desenvolvido pelo docente.

Equipes do IFRN

O IFRN está sendo representado por 51 equipes. Ao todo, são 149 estudantes de oito campi do Instituto. No requisito criatividade, os grupos já podem receber a medalha de ouro. Os nomes vão desde homenagens regionais, como “Nísia Floresta Brasileira” e “Rocas-quintas” a referências musicais, como “Infinita Highway” e “Tribalistas”. Duas equipes, "Águas de Março" e "Dona Militana" representam o Campus São Paulo do Potengi na final do evento. As equipes foram orientadas pelo Prof. Júlio César e contaram com a monitoria de Bárbara Mayara de Lima Araújo. Conheça, a seguir, as equipes do IFRN na final da 13ª Olimpíada Nacional de História do Brasil:

Campus Apodi

As Três CangaceirasVitoria beatriz, Talyssa Cabral e Luana NayaraTales Augusto
Infinita HighwayLuana Nascimento, Leticia Almeida e Gustavo PamplonaTales Augusto
Quéops, Quéfren e Miquerinos 2.0Maria Eduarda Belarmino, Maria Clara Belarmino e Ana Vitória MedeirosTales Augusto
Três Girassóis Numa JarraLuyane Camyle, José Roberto e Sarah AlmeidaTales Augusto

Campus Canguaretama

Amélia Anna Clara da Costa, Ana Clara Régis e Marcos AntônioGiulia Melo
Omnia VincitAyron Mateus, Davi Emmanuel e Anderson SilvaBruno Balbino

Campus Ipanguaçu

EquipeComponentesOrientação