educação e diversidade

IFRN promoveu o “I Encontro Ciclo Formativo sobre Educação e Diversidades”

Evento ocorreu presencialmente nos dias 16 e 17 de março, no Campus São Paulo do Potengi

Publicada em 21/03/2022 Atualizada há 1 ano

Evento contou com a participação da comunidade interna e externa ao IF

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas (Neabi) e a Casa Afropoty realizaram o “I Encontro do Ciclo Formativo sobre Educação e Diversidades”. O evento foi realizado presencialmente no Campus São Paulo do Potengi, nos dias 16 e 17 de março, e contou com a participação de estudantes, servidoras e servidores, integrantes da comunidade ligada ao Instituto e, também, com a comunidade externa.

O Encontro objetivou a apresentação das ações da parceria previstas para 2022. Além da apresentação do trabalho conjunto entre o Campus e a Casa Afropoty, a programação do evento contou com a realização de mesa redonda, oficinas e discussões pertinentes ao tema.

Organização e participação

Júlio Cesar Alencar, professor do Instituto e coordenador do evento, afirma que o resultado do encontro foi positivo e destaca o envolvimento da comunidade. “O saldo do evento foi muito positivo, pois a gente teve uma participação significativa tanto de membros da comunidade escolar, como de representantes da comunidade externa. Tivemos a presença de gestores da educação, de alunos de outras escolas que vieram acompanhar o evento aqui do Campus”, conta.

Além disso, o professor também destaca a relevância dos temas trazidos pela discussão do encontro. “Foi importante trazer a temática da diversidade étnico-racial e de gênero para ser debatida no ambiente escolar, tanto com a comunidade escolar quanto com a comunidade externa”, afirma.

Fábia Gabrielle, aluna do terceiro ano do Curso Integrado de Edificações no Campus, conta que “participar foi uma experiência única e enriquecedora”, pois teve a chance de adquirir novos conhecimentos, além do sentimento bom despertado pelo retorno das atividades presenciais. A estudante ainda revelou interesse em participar dos próximos eventos que acontecerão.

Encontros em 2022

Para o ano de 2022, a programação prevê outros três encontros: um em maio, outro em julho e um último em novembro. A expectativa é de que a participação do público cresça e o envolvimento nas discussões seja maior.