IFRN promove projeto 'Memória Ancestralidade na América Hispânica'

Atividade abordou a diversidade étnica latino-americana

Publicada em 26/12/2022 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Estudantes abordaram os aspectos culturais de países hispânicos

"Um dos objetivos da ação é combater a invisibilidade com que as populações indígenas e africanas são tratadas". Esse relato, do professor Júlio César Alencar, norteia a intenção das apresentações do projeto 'Memória e Ancestralidade na América Hispânica', que trata da diversidade étnica latino-americana.

No Campus São Paulo do Potengi do IFRN, o dia 21 de dezembro de 2022 marcou o término das disciplinas Espanhol e História II, tendo a apresentação dos trabalhos resultantes do projeto interdisciplinar voltado à temática 'povos originários e africanos na cultura e na sociedade Latino-americana'. As turmas concluintes do técnico Integrado protagonizaram uma aula sobre a diversidade étnica latino-americana, tendo como foco os aspectos culturais de diferentes países, com destaque para a presença dos povos originários e africanos. A atividade teve orientação da professora Maraísa Daiana, do professor Kleber Luiz, além de Júlio César.

As alunas e alunos abordaram os aspectos culturais de países hispânicos: México, Chile, Colômbia, Paraguai, Argentina, Bolívia e Peru, mostrando suas influências ancestrais na formação cultural de cada um desses países e como essas características são tratadas em cada lugar, resgatando suas caracteres e contando histórias desses povos.

extensao
pesquisa