Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

IFRN participa da II Bienal Internacional de Música do IFCE

Integrantes do IFRN ficaram na comissão organizadora para uma segunda edição do Fórum de Educação Musical da Rede Federal

Publicada em 02/12/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Nos dias 27 e 28 de novembro aconteceu a II Bienal Internacional de Música (Bimus) do Instituto Federal do Ceará (IFCE). O evento reuniu outras integrantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica: a participação de professores de música de diversas regiões e instituições do país: Instituto Federal do Paraná (IFPR), Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Instituto Federal do Maranhão (IFAM) e o Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN). 

Homenageando o artista cearense Paulo Abel do Nascimento, a Bienal mobilizou de modo virtual, durante dois dias, diferentes artistas locais, nacionais e estrangeiros, com uma programação voltada a oportunizar ao público diferentes estéticas artísticas. O texto de apresentação da Bienal conceituou o evento como uma experiência voltada a "entender a importância da Arte para a formação de cidadãos mais reflexivos e lúcidos acerca da realidade que nos rodeia. A Bienal dá continuidade à ação pioneira de manter a Arte e seu ensino atuante na Instituição e, desta forma, colabora no reconhecimento e estímulo à Arte em todas as suas dimensões, passando pela formação, reflexão, criação, fruição e o despertar de novos talentos"

Participação IFRN

Como parte da programação da II Bimus foram realizados dois Fóruns com foco na Educação Musical. No primeiro dia da Bienal o tema foi "Perfil da Educação Musical na Rede Federal"; no dia 28 de novembro, "Perspectivas da Educação Musical na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica". Representando o IFRN, Artur Fabiano Araújo de Albuquerque, do Campus Nova Cruz, e Priscila Gomes de Souza Tavares, do Campus São Paulo do Potengi. 

Como encaminhamento do I Fórum de Educação Musical da Rede Federal, foi constituída uma comissão organizadora para uma segunda edição do Fórum, já para 2021. Também foi discutida a viabilidade de criar um periódico nacional específico de música da Rede Federal e criação de um Grupo de Trabalho específico de música da Rede Federal, por intermédio da Diretoria da Associação Brasileira de Educação Musical (Abem).

 Acesse

Abertura do evento - II Bienal IFCE

Palavras-chave:
ensino
extensao
pesquisa
servidores

Notícias relacionadas