IFRN abre inscrições para seminário sobre curricularização da Extensão

Evento será realizado no formato remoto, nos dias 22 e 23 de julho

Publicada em 19/07/2021 Atualizada há 1 ano

Estão abertas as inscrições para o Seminário Curricularização da Extensão no IFRN. A atividade é organizada pela Comissão Central de Curricularização da Extensão, pelas Pró-Reitorias de Extensão (Proex/IFRN) e de Ensino (Proen/IFRN) do IFRN e tem o objetivo é sensibilizar e infformar as comunidades acadêmica e externa sobre o processo de curricularização da Extensão e seus temas inerentes.

Servidores, estudantes e estagiários do Instituto Federal do Rio Grande do Norte e o público externo podem se inscrever, gratuitamente, até o dia 22 de julho, através do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap). O Seminário será transmitido pelo canal do YouTube IFRN Oficial, nos dias 22 e 23 deste mês, das 14h às 17h15.

O evento compõe um conjunto de ações que buscam realizar uma construção coletiva e democrática das diretrizes do IFRN sobre o tema, bem como sua implantação e efetivação. Detalhes sobre essas ações e sobre como a curricularização da Extensão está sendo construída no Instituto podem ser conferidos na Página Oficial da Curricularização da Extensão no IFRN.

"O Seminário Curricularização da Extensão no IFRN irá proporcionar espaço de discussão da comunidade acadêmica e da comunidade externa para elaborarmos juntos a proposta de integração das ações da Extensão ao Ensino. A curricularização da Extensão no IFRN irá ampliar as possibilidades e oportunidades de nossos discentes contribuírem junto à sociedade a partir da vivência prática dos conhecimentos construídos em seus cursos", comenta a pró-Reitora de Extensão do IFRN, Denise Cristina Momo.

A diretora pedagógica, professora Amélia Reis explica que o objetivo principal do seminário é “sensibilizar toda a comunidade acadêmica para o processo de inserção curricular ou curricularização da extensão, que tem sido discutida e será implementada nos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) do IFRN”. Amélia ainda ressalta que essa ação, é necessária e já está planejada: “Existe uma legislação nacional que prevê a obrigatoriedade da inserção de 10% da carga horária de todos os cursos. Com o seminário, esperamos que todos compreendam o processo e se sensibilizem, para que possamos adequar, da melhor maneira possível os nossos projetos de curso”.

Programação

Além da abertura oficial e de apresentações culturais, o evento contará com quatro mesas-redondas:

Mesa 1

Título"História e Concepções da Extensão no Brasil e nos Institutos Federais"
ApresentaçãoAna Luiza Lima Sousa (UFG) e Régia Lúcia Lopes (IFRN)
CoordenaçãoRejane Bezerra Barros (IFRN)

Mesa 2

Título"Currículo, Extensão e Educação Superior: sentidos e regulamentação no IFRN"
ApresentaçãoErika dos Reis Gusmão Andrade (UFRN),Dante Henrique Moura (IFRN) e Denise Cristina Momo (IFRN)
CoordenaçãoAmilde Martins da Fonseca (IFRN)

Mesa 3

Título"Experiências extensionistas em projetos pedagógicos de curso do IFRN"
ApresentaçãoAugusto Dantas (IFRN); Carla Simone de Lima Teixeira Assunção (IFRN) e Márcio Monteiro Maia (IFRN)
CoordenaçãoTarcimária Gomes (IFRN)

Mesa 4

Título"Construindo Diretrizes para a Curricularização da Extensão no IFRN"
ApresentaçãoVictor Varela (IFRN-UFRN) e Amélia Cristina Reis e Silva (IFRN)
CoordenaçãoAna Lúcia Pascoal Diniz (IFRN)

Certificação

O Seminário conta com certificação, com carga horária de dez horas, considerando que, além dos encontros síncronos (ao vivo), haverá também carga-horária assíncrona, destinada à leitura dos materiais de referência.

Para mais informações, acesse o site do evento

Acesse

Site do evento