Dia do Estudante

Gincana marca comemoração do Estudante no Campus SPP

O Meio Ambiente foi o mote da competição, que envolveu as turmas do primeiro e segundo anos dos Cursos Integrados.

Publicada em 13/08/2015 Atualizada há 1 ano

Todo o horário letivo foi dedicado às atividades da Gincana, que movimentou o Campus

Com muita atividade social, cultural, científica e esportiva o Campus São Paulo do Potengi comemorou a passagem do Dia do Estudante. Estudantes, professores e técnicos integraram equipes e disputaram a 1ª Gincana Ecológica do IF/SPP nos turnos matutino e vespertino do dia 11 de agosto.

Organizada pelas Coordenações dos cursos Edificações e Meio Ambiente – com apoio logístico das áreas administrativas e acadêmicas do Campus, a gincana contou com sete equipes, formadas por alunos do Integrado sob a tutela de um servidor (docente ou técnico), que os capitaneava.

Foram diversas, as provas: de conhecimento, com respostas a questões de algumas disciplinas; de produção artística: com manufatura de instrumentos musicais, objetos de decoração, tapetes ecológicos, criação de mascote, de gritos de guerra e fantasias para desfile de moda, além de apresentações teatrais, de paródias musicais e disputas esportivas, tudo com produzido com material reciclado, seguindo a temática ecológica do evento.

Um dos pontos altos da Gincana foi a participação dos velhos das comunidades locais. Convidados pelas equipes, os anciãos deviam fazer um comparativo entre as condições de higiene ambiental de sua época de jovem e a que observam hoje. Geraldo Germano, poeta repentista da Cidade Lagoa de Velhos foi além do que se previa e cantou, homenageou pais, mães, o IFRN e os estudantes, donos da festa daquela terça-feira.

Outro momento bastante instrutivo foi a apresentação de esquetes teatrais. Com no máximo dez minutos de duração, as equipes tomaram o palco de auditório do Campus São Paulo do Potengi para falar, seja com drama ou comédia, da importância da coleta seletiva de lixo.

Após diversas provas realizadas no auditório, todos os presentes foram convidados ao Ginásio do Campus, onde se deu a prova Tapete Ecológico e as demais atividades ligadas ao esporte, como a “Corrida ao Tênis”.

Encerrando a Gincana, o Diretor Geral do Campus São Paulo do Potengi, Professor Ednaldo Pereira, falou aos participantes, exaltando a importância da sensibilização para os cuidados com o Meio Ambiente, tema do evento.

Os Soldados Ararenses, que tinham como mascote uma Arara Azul, cor da equipe, sagrou-se campeã, sendo seguida pelos Espartanos do Sertão e pelo Exército das Lagartixas Ecológicas. Além de pontuação nas matérias curriculares, os estudantes que integram as três equipes primeiro colocadas serão os selecionados para uma aula de campo especial em Pipa.