Estudantes do IFRN SPP são medalhistas na ONHB

Das 13 medalhas do RN, 12 foram conquistadas por estudantes do IFRN

Publicada em 03/12/2020 Atualizada há 1 ano, 3 meses

Foram 1.600 estudantes através de 421 equipes que disputaram a fase final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB),promovida pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). No domingo, 22/11, foi divulgado o resultado da competição intelectual que põe à prova conhecimentos de estudantes de todas as regiões do País. O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte foi premiado com uma medalha de ouro, duas de prata e dez de bronze, além das dezenas de menções honrosas, dedicadas a estudantes que chegaram à final.

Campi
Dessas, o Campus Natal-Central foi responsável pela conquista de uma de ouro e duas de bronze, através da participação das equipes “A Cobra Fumou”, “Catos Potiguares” e “Táxi Lunar”. Já o Campus Pau dos Ferros registrou três equipes finalistas, das quais a "Gabirus Alados" conquistou medalha de prata. De Canguaretama, a equipe Omnia Vincit, formada pelos estudantes Anderson Silva Bernardo dos Santos, Ayron Matias Alves e Davi Sena, orientados pelo professor Bruno Balbino, recebeu a medalha de bronze da ONHB 2020. Esse ano o resultado foi divulgado em evento realizado pela primeira vez de forma on-line, em razão da pandemia de Covid-19. No Campus São Paulo do Potengi, a equipe "Protocolo onhbia", formada pelas estudantes Anna Biatrys Moura, Ana Ligia de Araújo e Barbara Mayara de Lima Araújo e orientada pelo professor Kleber Gavião, foi premiada com medalha de bronze.

"Apesar do formato diferente adotado pela olimpíada durante 2020, em função da pandemia, com a realização de provas online e além disso, do contexto das aulas remotas, as nossas equipes se mantiveram firmes no propósito de participar da prova e aprender. Além disso, essa medalha coroa um trabalho de persistência e compromisso dos estudantes do nosso Campus. Foi uma alegria muito grande para nós trazer essa medalha para o Campus São Paulo do Potengi do IFRN", destaca Prof. Kleber Gavião.

EquipeCampusPremiação
As Bárbaras do AcauãCaicóBronze
Omnia VincitCanguaretamaBronze
Kant viu, Kant vêMossoróBronze
Tribo da Terra do SalMossoróBronze
Trimurti do SertãoMossoróBronze
A cobra fumouNatal-CentralOuro
Catos PotiguaresNatal-CentralBronze
 Táxi LunarNatal-CentralBronze
AmistadNova CruzBronze
BonifáciosNova CruzBronze
Gabirus aladosPau dos FerrosPrata
Protocolo onhbiaSão Paulo do PotengiBronze

Balanço positivo

"Apesar do cenário de pandemia e de todas as dificuldades relacionadas ao esse contexto, como o acesso a internet, por exemplo, tivemos uma adesão muito boa dos estudantes do Campus. Para nós, o resultado foi muito positivo, pois colocamos três equipes entre os finalistas e tivemos a premiação de uma das equipes com a medalha de bronze. A dedicação desses alunos demonstra os resultados de uma educação de qualidade e de um trabalho consistente que vem sendo realizado a alguns anos", destacou prof Júlio César Alencar.

ONHB

A Olimpíada Nacional em História do Brasil conta com fases eliminatórias e teve início em setembro, com 69,8 mil inscritos de todo o país. A Olimpíada concedeu 40 medalhas de bronze, 30 de prata e 20 de ouro às equipes com melhor desempenho. O Nordeste foi a região que levou maior número de medalhas, angariando 64 do total de 90. Além do Nordeste, o IFRN também foi destaque na edição 2020 da ONHB. Das 13 medalhas do estado, 12 foram para o IFRN.

A Olimpíada teve início em setembro, com 69,8 mil inscritos de todo país, um total de 17,4 mil equipes. Com inscritos de escolas públicas e particulares, para participar são formadas equipes de três estudantes dos 8º ou 9º anos do Fundamental e todos os anos do Ensino Médio, além de um professor de História da escola.

A ONHB é um projeto realizado pelo Departamento de História da Universidade Estadual de Campinas (Unicampi). Em 2020, em sua 12ª edição, consolidou-se com uma importante ferramenta de aprendizado do ensino de História. Tem apoio do Programa de Pós-Graduação em História da Unicamp, com a participação de docentes, mestrandos e doutorandos.

Acesse

Divulgação do resultado da ONHB 2020