Evento

Estudantes do curso Técnico Integrado em Edificações representam IFRN em evento nacional

ENEAC 2020 ocorre até o dia 30 deste mês

Publicada em 28/10/2020 Atualizada há 1 ano

O projeto de pesquisa “Cidades Acessíveis” do Campus São Paulo do Potengi do IFRN participará do ENEAC 2020. O evento que acontece até o dia 30 deste mês, engloba o VIII Encontro Nacional de Ergonomia do Ambiente Construído e o IX Seminário Brasileiro de Acessibilidade Integral e ocorre de forma remota, face as restrições impostas pela pandemia do novo coronavírus.

O trabalho aprovado pelo grupo, será apresentado pela aluna do curso técnico em Edificações, Barbara Mayara de Lima Araújo, nesta quinta-feira (29) em uma sessão técnica sobre Acessibilidade Integral. O trabalho também conta com a autoria da estudante Emily Jordana Moura de Macedo. "Trata-se de um evento nacional consolidado na área de estudo de acessibilidade e a participação de nossas alunas dialogando com outros pesquisadores da graduação e pós-graduação nos dá muito orgulho”, destaca o coordenador do projeto e orientador do trabalho, Prof. Petterson Dantas.

O trabalho que será apresentado trata a calçada como elemento primordial para a circulação nas cidades.  Neste trabalho foram avaliadas as condições de acessibilidade na área central de São Paulo do Potengi. Outros dois trabalhos com mesmo objetivo, mas aplicados a outros municípios, também foram realizados por estudantes do Campus durante 2019. As alunas Monique Nunes da Silva e Maria Núbia Barbosa Chagas avaliaram a situação na cidade de Ruy Barbosa e José Wildiney de Lima Costa e Maria Heloiza da Silva Campelo, na cidade de Lagoa de Velhos.

Projeto busca contribuir com a comunidade

Para o ano de 2020 o Projeto de Pesquisa Cidades Acessíveis iniciou uma nova etapa em que procura soluções para os problemas de acessibilidade identificados nas cidades da região no ano de 2019. A equipe formada pelos alunos José Victor do Nascimento Ferreira, Monique Nunes da Silva e Maria Núbia Barbosa Chagas objetiva desenvolver um manual para padronização e execução de calçadas com linguagem fácil e solucionando as principais barreiras urbanísticas que se constituem no espaço público nas cidades da região do Potengi. “Esperamos que o produto da pesquisa se transforme em uma contribuição do IFRN às comunidades da região e uma oportunidade para os alunos atuarem como pesquisadores tratando de problemas locais, colocando em prática o conhecimento estudado no curso Técnico em Edificações”, destaca o professor.