Matemática

Estudantes de dois campi são premiados em competições

Campi Santa Cruz e São Paulo do Potengi participaram de disputas de Matemática

Publicada em 16/06/2020 Atualizada há 12 meses

Um grupo de estudantes do IFRN, dos campi Santa Cruz e São Paulo do Potengi, usou o distanciamento social para participar de competições on-line de Matemática. Uma delas foi a 6ª Copa Brasil de Matemática, cuja disputa é individual; a outra foi a Olimpíada Internacional Purple Comet de Matemática, em que a disputa se dá entre equipes.

Santa Cruz

A participação do Campus Santa Cruz na 6ª Copa Brasil de Matemática resultou em 16 estudantes medalhistas, dos 54 inscritos na competição. “Mesmo diante da limitação imposta pela ausência de aulas presenciais, em decorrência da pandemia enfrentada nos últimos meses, a equipe – formada pelos professores Bruna Emanuelly, Cláudio Mota e Jamerson Martins e por mim – empreendeu esforços para auxiliar os alunos no período de preparação fazendo uso de aplicativos como o Whatsapp para orientá-los”, disse o professor Cristiano Gobbi. O resultado dessa dedicação dos alunos e professores foi a conquista de 10 medalhas de ouro, três de prata e três de bronze. A competição ocorreu na modalidade online durante os dias de 4 a 8 de maio. Veja os nomes dos medalhistas abaixo:

OuroPrataBronze
Ângelo Raphael Campelo de Araújo BarbosaAna Leticia Muniz da SilvaAuxiliana da Silva Viana
Felipe Heverson Campelo GomesDaniel Coelho dos SantosMaria Eduarda Pimenta Fialho Ferreira
Francisco Roberto de Medeiros JúniorLucas Emanuel Menezes de FariasPaulo Sérgio da Silva Junior
Henrique Eduardo Costa da Silva
Jaciene de Lima Farias
Jamilly Emilly da Silva Campelo
Maria Eduarda da Silva Souza
Orany Portilho de Lima Campelo
Paulo Vitor Lima Borges
Vinicius Costa de Oliveira

São Paulo do Potengi

Com 13 equipes inscritas, o Campus São Paulo do Potengi participou da Olímpíada Purple Comet. Os 39 estudantes estavam distribuídos entre as equipes (Pi)RADos, Cabra da Peste, Chispa Covid-19, Crivo de Eratóstenes, Eixo das Abscissas, Matemática é Vida, O Isolado, Os Primos Radicais, Os Produtos Notáveis, Os Radicais, Só os Cabeças, X do Vértice e Xyz. A equipe (Pi)RADos, composta pelos alunos Rênhan Miguel dos Santos, Wellton Bezerra de Souza, João Pedro do Nascimento Souza e Breno Kauê da Silva Ribeiro obteve a 14ª colocação no Brasil. “Apesar do alto nível das questões e da dificuldade de comunicação entre os membros, ficamos muito animados com este resultado, pois foi nossa primeira participação”, celebrou o professor Genilton Cavalcante, que coordenou as atividades junto aos participantes.

Na sequência, alunos do campus também participaram da edição 2020 da Copa Brasil de Matemática. As regras da competição definem que os estudantes, de forma individual, têm de resolver o máximo de questões possível para conseguir uma medalha. “A partir de 150 pontos o aluno garantia uma medalha de bronze, para ganhar prata eram necessários 200 pontos. Para conseguir ouro, o estudante deveria obter 250 pontos ou mais”, esclareceu Genilton.

Em sua primeira participação, o Campus obteve não apenas uma, mas três medalhas. Rênhan Miguel dos Santos conseguiu a medalha de ouro, enquanto que Wellton de Souza Bezerra e Jânio Vitor Oliveira Mota ficaram com o bronze. “Estes resultados mostram o potencial dos alunos do IFRN que, mesmo em meio ao cenário de pandemia – que acarretou a interrupção das aulas, às dificuldades de acesso à internet e à instabilidade na gestão do Instituto, todos demonstraram bravura e inscrevem o nome do nosso campus entre os premiados nas competições. É uma felicidade tamanha para nós professores, que estamos mais que orgulhosos”, finalizou o docente.

Sobre as competições

A Purple Comet é um concurso gratuito de Matemática, anual, internacional, on-line, por equipe, projetado para alunos do ensino fundamental e médio. Realizada desde 2003, a Purple reúne equipes de até seis estudantes que, competindo entre si, disputam enviando soluções para uma lista de problemas de matemática. Em 2016, o evento reuniu mais de 12 mil estudantes, em três mil e 200 equipes de 59 países.

Já a Copa Brasil de Matemática é uma iniciativa da Mangahigh.com e tem por objetivo levar aos alunos e escolas brasileiras a última palavra em tecnologia educacional adaptativa para o ensino-aprendizagem da matemática no âmbito da competição, que é aberta e gratuita para todas as escolas participantes. Os participantes pontuam completando games e atividades matemáticas alinhadas ao currículo na Mangahigh.

Acesse

Copa Brasil de Matemática