Pesquisa
Equipe Bioconcreto do IFRN se classifica como finalista na 12ª Edição do Solve for Tomorrow seam
Projeto produz concreto sustentável que utiliza a cinza da casca da castanha de caju em substituição ao cimento.
Publicada por Ester Macedo em 15/10/2025 ― Atualizada em 15 de Outubro de 2025 às 10:18
A equipe Bioconcreto, composta por estudantes do 2º ano do Curso Técnico Integrado em Edificações do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus São Paulo do Potengi, conquistou uma classificação de relevância na 12ª Edição do Solve for Tomorrow, iniciativa promovida pela Samsung que reconhece projetos estudantis com alto potencial de impacto social e tecnológico.
O projeto da equipe consiste em produzir um concreto sustentável que utiliza a cinza da casca da castanha de caju em substituição ao cimento. A proposta combina conceitos de engenharia, ciência dos materiais e inovação tecnológica, utilizando a abordagem STEM e mostrando que é possível criar alternativas que reduzam o impacto ambiental sem comprometer a qualidade estrutural das construções.

Segundo os estudantes, a participação no Solve for Tomorrow foi uma oportunidade única de testar ideias, receber feedbacks de especialistas e compreender o impacto social de seu trabalho. Além disso, a classificação conquistada reforça a excelência do IFRN em promover a pesquisa, a criatividade e o pensamento crítico entre seus estudantes, mostrando que a instituição é um ambiente fértil para o desenvolvimento de projetos inovadores.
Para o professor Neuber Araújo, coordenador do curso e orientador da equipe, o resultado é fruto do empenho, dedicação e espírito colaborativo dos estudantes. “Ver nossos alunos transformando conhecimento em soluções concretas e com impacto social é motivo de orgulho para toda a comunidade acadêmica”, destacou.
A participação da Bioconcreto na competição também evidencia o compromisso do IFRN em estimular a educação tecnológica e científica de forma prática e conectada com os desafios contemporâneos, preparando seus estudantes para se tornarem profissionais inovadores e conscientes de seu papel na sociedade.
