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150 dias

Ensino: projetos geram conteúdo para os estudantes

Iniciativas foram voltadas para revisão de conteúdos e preparação para Olimpíadas do Conhecimento e ENEM

Publicada em 26/08/2020 Atualizada há 1 ano

No mês de março, quando os então gestores do IFRN tomaram a decisão de suspender o calendário acadêmico de 2020, muitas variáveis foram levadas em consideração. Uma delas, foi a dificuldade de acesso aos meios necessários para a realização de aulas remotas, por parte dos estudantes da instituição. A suspensão do calendário acadêmico, no entanto, não significou que durante o período de pandemia nenhuma ação estivesse sendo realizada. A resolução 22/2020 - CONSUP/IFRN regulamentou as atividades e a forma de registro do trabalho que estava sendo realizado pelos servidores do Instituto e desobrigou a participação dos estudantes das atividades propostas, tendo em vista as limitações de acesso deles. 

§ 4º As atividades de ensino têm como objetivo principal a manutenção e o fortalecimento do vínculo dos estudantes do Instituto Federal, bem como a continuidade da rotina de estudos e/ou a retomada e o aprofundamento de discussões em torno dos conteúdos das disciplinas, no contexto do isolamento social e com vistas a manutenção da saúde mental de docentes e discentes. Ficam facultados a participação e o engajamento dos estudantes nas referidas atividades, haja vista que nem todos possuem acesso a equipamentos e à internet em suas residências.

Tendo em vista o disposto na Resolução, durante os últimos 150 dias, somente no Campus São Paulo do Potengi foram colocadas em prática mais de 25 iniciativas que tinham como objetivo principal promover a manutenção do contato entre os estudantes e os servidores do Campus e incentivar a adoção de rotinas saudáveis, mesmo com a pandemia. Ao todo, foram disponibilizadas em diversas plataformas e redes sociais, mais de 1100 horas de conteúdos para os estudantes do Campus. As novidades foram tantas que o Campus ganhou até canal na plataforma de streaming Spotify. O canal foi inaugurado a partir da criação do Podcast, “Falando Sério!!!”, idealizado pelos grupos de filosofia e sociologia com o objetivo de ser um espaço de troca sobre concepções e leituras de mundo com a comunidade acadêmica durante este momento de distanciamento social. 

Outros projetos como o @batalhadoportugues, @viralizagem, @musicalenciclopedia, @supremamatematica,  @biologia_na_pandemia ganharam as páginas das redes sociais ou se mantiveram lá, como foi o caso do @cinepotengi, com o objetivo de gerar conteúdo de qualidade e contribuição ao aprendizados dos estudantes. Quem também aderiu às redes sociais foram os professores Arthur Rebouças, Renata Xavier e  Ricardo Marques. Arthur e Renata mantém contato com estudantes e ex-estudantes a partir de perfis em redes sociais. Já o Professor Ricardo, promoveu lives no perfil @ifrnspp onde ensinou técnicas de desenho. "É uma experiência nova para todo mundo, mas estamos tendo um retorno muito bom”, afirmou. 

O youtube foi a plataforma escolhida pelos professores Renato Dantas e Ulisandra Ribeiro para dar aulas sobre a construção de mapas e sobre conteúdos da área de química. Já o projeto “Arte na Comunidade”, que conta com a participação da Prof. Monique Oliveira, usou o Google meet para suas ações. Outro projeto que também escolheu as plataformas de conferências para seus encontros foi o “IF meetings: conversação por webconferência”. O projeto promove encontros por web conferência com o objetivo de estimular momentos de conversação na língua inglesa com a comunidade interna e externa do IFRN. Também voltado para a manutenção de contato com os alunos, mas desta vez pelo WhatsApp, o projeto “Encontrinhos” trabalha sobre conteúdos de língua portuguesa e redação, utilizando o envio de atividades e a correção das mesmas como ferramenta. O projeto “Atividades em Recursos Hídricos e Saneamento”, também segue a mesma linha, com o envio de atividades através do email dos estudantes. 

Preparação para o ENEM  e Olimpíadas do conhecimento

O youtube também foi a plataforma escolhida pelo grupo de professores que promovem o projeto “IFRN com você no ENEM”. O projeto que está em seu terceiro ano, oferta aulas preparatórias para o ENEM para estudantes do IFRN e da comunidade. Os professores de História, Julio Alencar e Kleber Gavião, por sua vez, montaram uma estratégia para manter o contato com os estudantes e também auxiliar na preparação para o ENEM. Os encontros, que são virtuais, ocorrem através da plataforma Teams. Durante os momentos, o grupo debate os conteúdos e discute questões de vestibulares e do ENEM. Além dos encontros, são disponibilizadas listas de exercícios, gabaritos e material de estudo. 

Os professores de física, Ubaldo Fernandes e Anderson Pinheiro, também aderiram às novas plataformas online para ofertar conteúdos relativos às suas disciplinas para os estudantes dos cursos técnicos integrados. "Estamos ministrando as aulas remotamente e utilizando ferramentas como o Microsoft Teams e o WhatsApp para disponibilizar conteúdos de física com o intuito de preparar os alunos para as Olimpíadas de Física, para o Enem e, sobretudo, para revisar os assuntos que já foram vistos por eles", informou o Prof. Ubaldo. 

O professor Saulo Maciel também disponibilizou conteúdos de física e astronomia através de plataformas de transferências de arquivos. Além de revisões sobre os temas, o objetivo foi também preparar os alunos que manifestaram interesse em participar da Olimpíada Brasileira de Astronomia. Conteúdos relacionados a física e instalações elétricas e questões relacionadas ao tema no ENEM também foram abordadas em outro projeto que enfatizou o tema, através de atividades no SUAP e em plataformas de contato como o WhatsApp. 

Resultados

Uma das competições das quais os alunos participaram durante o período de suspensão do calendário acadêmico foi a edição 2020 da Copa Brasil de Matemática. Em sua primeira participação, o Campus obteve não apenas uma, mas três medalhas. Rênhan Miguel dos Santos conseguiu a medalha de ouro, enquanto que Wellton de Souza Bezerra e Jânio Vitor Oliveira Mota ficaram com o bronze. “Estes resultados mostram o potencial dos alunos do IFRN que, mesmo em meio ao cenário de pandemia – que acarretou a interrupção das aulas, às dificuldades de acesso à internet e à instabilidade na gestão do Instituto, todos demonstraram bravura e inscrevem o nome do nosso campus entre os premiados nas competições. É uma felicidade tamanha para nós professores”, afirmou o Prof. Genilton Oliveira. 

O Campus São Paulo do Potengi do IFRN também participou da Olimpíada Nacional de Ciências nesse período e teve 19 estudantes classificados para a fase final da competição. “Toda a preparação dos estudantes foi realizada através de plataformas online, com disponibilização de conteúdos e questões para que os alunos pudessem se preparar”, explicou o professor Ubaldo Fernandes, coordenador da Olimpíada no Campus. 

Palavras-chave:
ensino

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