Doutorado Interinstitucional

DOUTOR EM FÍSICA, LUIZ PINGUELLI ROSA LOTA AUDITÓRIO EM AULA INAUGURAL.

O professor carioca participou de lançamento do Doutorado Interinstitucional, parceria mantida entre a UFRJ e o IFRN.

Publicada em 12/06/2015 Atualizada há 12 meses

Doutor em Física, Luiz Pinguelli Rosa é professor da UFRJ

Aconteceu na manhã deste 12 de junho, às 10 horas, no miniauditório do Campus Natal-Central, a aula inaugural do Doutorado Interinstitucional (DINTER) em Planejamento Energético e Ambiental ofertado pelo Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia – Coppe. Este Programa de Pós-Graduação, voltado ao Planejamento Energético, é uma parceria entre a Universidade Federal do Rio de Janeiro e o IFRN.

Ao abrir o evento, o Diretor-Geral do Campus Natal Central, Arnóbio Araújo, agradeceu as presenças e falou sobre a relevância do trabalho do palestrante. Seguindo o protocolo, o Reitor do IFRN, professor Belchior Oliveira, deu as boas-vindas ao Professor Doutor Luiz Pinguelli Rosa, renomado cientista na área de energia e mudanças do clima, e, contextualizando sua fala com o tema da aula inaugural, citou o avanço do Rio Grande do Norte na produção de energia limpa e de baixo impacto, obtida com o uso dos moinhos eólicos.

Pinguelli, diante do auditório lotado, falou sobre “Crise Hídrica, Geração de Energia e Mudanças Climáticas" por pouco mais de uma hora. Com farto material comparativo, o professor trouxe números e dados acerca da situação energética ao redor do planeta, dando especial ênfase aos BRICS (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia China e África do Sul, países ditos emergentes) e ao Brasil.

Numa fala clara e cheia de bom-humor, Professor Pinguelli – que presidiu a Eletrobrás nos dois primeiros anos do Governo Lula – mostrou-se otimista diante do cenário brasileiro a médio e longo prazo. Mas, apesar de elogiar as condutas que fizeram o país diminuir as desigualdades sociais internas, não deixou de fazer críticas a algumas das escolhas e atitudes dos gestores políticos nacionais.

Quando, num segundo momento do evento, Luiz Pinguelli Rosa, que é Doutor em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, tendo lecionado em renomadas universidades dos EUA, França, Polônia, Itália e Argentina, passou a responder perguntas dos estudantes, dos colegas de profissão e ex-alunos.

Após cumprimentar o companheiro de estudos e orientador de sua tese de doutorado, o diretor do Campus São Paulo do Potengi – Professor Ednaldo Pereira – fez questionamentos sobre as perspectivas de futuro na área de pesquisa em que atua Pinguelli, pedindo-lhe ainda que dedicasse sua resposta aos estudantes ali presentes, como era o caso da turma de 2º ano do curso de Meio Ambiente integrado do Campus SPP.

Ao finalizar sua fala, o Doutor Pinguelli atendeu ao pedido do Professor Ednaldo, ao ressaltar a importância das parcerias entre instituições de ensino, parabenizou o IFRN por sua estrutura e capacidade de inovação e criação.

extensao
servidores