Saúde mental

Diálogos sobre saúde mental: projeto realiza oficina no Campus

Ação aconteceu dentro da programação da Semana Pedagógica 2019.2

Publicada em 23/07/2019 Atualizada há 1 ano

Com o objetivo de mobilizar servidores e colaboradores do IFRN, para falar sobre saúde mental na comunidade escolar, a Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor do IFRN (Coass), promoveu nesta terça-feira (23), dentro da programação da Semana Pedagógica 2019.2, mais uma edição do projeto ‘Diálogos sobre saúde mental na escola: Criando uma rede de cuidados’.

Dessa vez, o encontro ocorreu no Campus São Paulo do Potengi e reuniu docentes, técnicos administrativos e servidores terceirizados no debate sobre autoconhecimento, saúde mental na escola, empatia e comunicação não-violenta, distorções cognitivas e rede de cuidado.

A demanda para trazer tais assuntos à tona surgiu a partir de questões como; o elevado número de afastamento por motivo de saúde relacionados a transtornos mentais e comportamentais; bem como a alta incidência entre os alunos de comportamentos relacionados ao sofrimento psíquico. O resultado que se espera, é o desenvolvimento de um “olhar” mais sensível sobre tais questões por meio do compartilhamento de conhecimentos.

O psicólogo do IFRN e um dos palestrantes desta edição, Rafael Chaves, destacou que o objetivo do encontro foi “chamar a atenção e sensibilizar a comunidade escolar para a importância da temática da saúde mental, dada a relevância desse tema”. Para o psicólogo Cassio Martins, as pessoas podem ajudar de formas diferentes ao identificarem situações relacionadas a saúde mental. Ele destacou ainda que a participação de todos num momento como esse é importante para que seja possível que, “respeitando seus limites, as pessoas possam ajudar de alguma forma nas situações relacionadas a saúde mental que aconteçam no Campus”, disse.

Saiba mais sobre o projeto assistindo ao vídeo:

Diálogos sobre saúde mental na escola

A programação da Semana Pedagógica 2019.2 segue até esta quarta-feira (24/07) em todos os Campi do IFRN.

servidores