Dia do Técnico em Edificações: saiba mais sobre o curso oferecido no Campus SPP

Campus oferece curso técnico em Edificações nas modalidades Integrado e Subsequente.

Publicada em 23/09/2016 Atualizada há 1 ano

23 de setembro é o Dia do Técnico em Edificações

Nesta sexta-feira (23), comemora-se o Dia do Técnico em Edificações, opção de formação oferecida pelo Campus São Paulo do Potengi do IFRN. No campus, há a possibilidade do estudo do curso técnico em Edificações na modalidade Integrada, que oferece a capacitação profissionalizante ao mesmo tempo em que são estudados os conteúdos relativos ao Ensino Médio, ou Subsequente, que é a formação profissionalizante destinada a quem já concluiu os estudos no Nível Médio.

O estudante formado em qualquer uma das modalidades estará capacitado a desenvolver e executar projetos de edificações, planejar execução e a elaboração de orçamento de obras, prestar assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área, orientar e coordenar a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações, além de orientar na assistência técnica para compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

Entre as possibilidades de atuação para os técnicos em Edificações estão empresas públicas e privadas voltadas para a construção civil, escritórios de projetos e de construção, canteiros de obras, manutenção de edifícios, fiscalização, controle tecnológico de materiais e laboratórios de construção civil, além do planejamento e gerenciamento de obras.

Estrutura do curso

O curso Técnico Integrado é dividido em três núcleos: Estruturante (disciplinas no Ensino Médio), Articulador (disciplinas de base científica e tecnológica) e Tecnológico (disciplinas técnicas específicas).

Por sua vez, o curso Técnico Subsequente é divido nos seguintes núcleos: Fundamental (disciplinas de revisão do Ensino Médio), Articulador (disciplinas de base científica e tecnológica) e Tecnológico (disciplinas técnicas específicas).

Escritório Modelo

O Campus São Paulo do Potengi possui o Núcleo de Extensão e Práticas Profissionais (NEPP), que funciona como um escritório modelo que produz diversas atividades relacionadas ao profissional de Edificações para a comunidade de baixa renda da região do Potengi.

No núcleo, os estudantes têm a possibilidade de desenvolver práticas relacionadas aos conteúdos estudados em sala de aula, bem como de desenvolver pesquisas e projetos de extensão relacionados à área de atuação.

Entre os serviços oferecidos no NEPP estão levantamentos topográficos, projetos arquitetônicos, complementares, proposição de reformas e orçamento.