Consup debate temas relacionados à Extensão e pandemia

Reunião foi marcada pela ausência de representação da gestão pro tempore

Publicada em 13/07/2020 Atualizada há 12 meses

O Conselho Superior do IFRN (Consup) se reuniu na manhã e na tarde do último dia 6, de forma online. Sem a presença do presidente do Conselho, o reitor pro tempore, professor Josué Moreira, a reunião foi presidida durante a manhã pela conselheira Patrícia Carla de Macedo, representante dos professores, e durante a tarde pelo conselheiro Valdecir Emanoel da Silva, representante dos técnicos-administrativos.

O primeiro tema abordado tratou sobre as ações de Extensão em relação aos estudantes estagiários e jovens aprendizes. Os servidores Camilo Junior, representando o Campus Apodi, e Fernando Freire, representando o Campus São Gonçalo do Amarante, apresentaram as preocupações dos coordenadores de Extensão dos campi quanto à falta de diretrizes para a situação dos estudantes nesses tipos de prática profissional durante a pandemia. De acordo com eles, a situação pode gerar perda de oportunidades, ao mesmo tempo em que a Instituição precisa pensar na segurança dos discentes.

O Conselho encaminhou a transformação de uma Nota Técnica da Pró-Reitoria de Extensão (Proex) em Resolução. Como a Nota foi emitida em 23 de março de 2020, logo no início da pandemia e do isolamento social no estado, será necessário atualizar as informações. Foi criada também uma Comissão, a nível de Consup, para acompanhar as ações da Extensão enquanto o estado sofrer as consequências do coronavírus.

Dando prosseguimento às discussões, os conselheiros aprovaram a homologação do resultado das eleições complementares para representações no Conselho. A votação aconteceu no dia 24 e o resultado final foi publicado no dia 30 de junho. O presidente da Comissão Eleitoral, Andreilson Oliveira, representante do Colégio de Dirigentes (Codir), destacou e parabenizou o envolvimento da comunidade acadêmica na proposição de candidaturas.

PARA A PRÓXIMA REUNIÃO

A análise e a discussão das portarias do MEC, Resolução do Consup, Planos de contingência (MEC, Conif e IFRN) e dos decretos estaduais sobre o retorno das atividades de aula ficaram para ser debatidas na próxima reunião. O conselheiro Jardel Ricardo Pereira, representante dos professores, faria a relatoria da pauta, mas teve problema com o sinal da internet.

Já a apresentação e deliberação sobre a aprovação do Plano Geral da Gestão atual; a apresentação e a deliberação sobre a aprovação do Plano de Atividades 2020 do IFRN e a situação da Comunicação Social, temas pautados para a reunião de hoje (6), também ficaram para ser debatidas no próximo encontro. A mesma coisa aconteceu com a apresentação de relatoria de vistas de processo sobre relatório da Pró-Reitoria de Ensino (Proen), que seria realizada pelo conselheiro Daniel Lobão, representante dos professores. Os temas, já pautados em reuniões anteriores, mais uma vez não puderam ser discutidos por ausência de representação da gestão para a interlocução.