Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

gestão

Comitê de Pesquisa e Inovação realiza primeira reunião de 2022

Cotidiano dos campi e ações estratégicas estiveram na pauta

Publicada em 25/03/2022 Atualizada há 1 ano

Atividade ocorreu de forma híbrida, a partir da Sala de Atos da Reitoria

Nos dias 22 e 23 de março de 2022, representantes da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (Propi) e integrantes do Comitê de Pesquisa e Inovação (Copi) do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) estiveram reunidos pela primeira vez neste ano. A ação ocorreu de modo híbrido, a partir da Sala de Atos da Reitoria do IFRN.

Dentro da programação da atividade constavam a apresentação do planejamento de ações estratégicas para o ano em curso, em articulação com a revisão do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2019-2026, prevista para iniciar no ano de 2022. “Desde já, mobilizamos as gestões da Pesquisa, Pós-graduação e Inovação nos campi para esse trabalho minucioso acerca de nossos indicadores e projetos estratégicos”, afirmou o pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Avelino Lima Neto. Ele ainda acrescenta que o Fórum de pró-reitores de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação (Forpog) do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) têm trabalhado em novos indicadores da Pesquisa, Pós-graduação, Inovação e Empreendedorismo para toda a Rede. “Por ocasião da revisão do PDI, iremos nos guiar pela realidade de nossos campi e pelo que tem sido produzido na Rede”, complementou.

Comissões de Trabalho em 2022

Durante a programação, também foram discutidas questões como a gestão dos editais na instituição, modificações no módulo de Pesquisa do Sistema Unificado de Administração Pública (Suap) e outras demandas da área. “Como de praxe, formamos comissões com os membros do Copi para trabalhar nas demandas anuais da Propi”, informou Rafael Passos, servidor da Propi.

As comissões deste ano irão se dedicar aos seguintes tópicos: construção da Política Institucional dos Centros de Tecnologia; Editais de Pesquisa e Inovação em 2023 e modificações no módulo de Pesquisa do Suap; Destaques da Pesquisa em 2021; Fórum do Empreendedorismo Inovador em 2022; Regulamento dos Grupos de Pesquisa do IFRN. “Como de praxe desde 2017, contamos com as gestões locais da Pesquisa e com os pesquisadores para aperfeiçoar os editais, o Suap e demais processos institucionais”, afirmou João Teixeira, diretor de Inovação Tecnológica na Propi, acerca do processo de revisão.

Ética na Pesquisa com Seres Humanos e com Animais

Além da formação das comissões, outros encaminhamentos foram efetivados no I Copi, notadamente no que concerne à ética na pesquisa. Com o início do funcionamento do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) e com o credenciamento da Comissão de Ética no Uso de Animais (Ceua), as práticas institucionais passam por transformações nos próximos meses. “Além das formações já realizadas no ano passado e das quatro capacitações já planejadas para o ano de 2022 com toda a comunidade, teremos uma capacitação específica com as Coordenações de Pesquisa e Inovação (Copein) dos campi”, afirmou Francinaide Nascimento, coordenadora de Pós-Graduação na Propi e integrante do CEP/IFRN. As capacitações visam preparar a Copein para deliberar sobre trâmites dos protocolos de pesquisa na instituição. Ademais, o Copi deliberou pela produção de uma Instrução Normativa conjunta entre as Pró-Reitorias de Ensino, Pesquisa e Inovação e Extensão relativamente ao uso de animais, a fim de informar os servidores.

Palavras-chave:
ensino
extensao

Notícias relacionadas