100 dias

Cem dias: gestão eleita faz balanço do período

Ações precisaram ser replanejadas por causa da pandemia do novo coronavírus

Publicada em 12/08/2020 Atualizada há 1 ano

Gestão eleita completa cem dias como pro tempore

“Tem sido um período completamente atípico. Com a necessidade de replanejarmos e realizarmos ações que não estavam inicialmente previstas, em função da situação ocasionada pela pandemia e pela gestão pro tempore no IFRN, mas mesmo com tantos desafios, nós já avançamos muito e vamos continuar avançando”, é assim que o Diretor-geral pro tempore do Campus São Paulo do Potengi, Prof. Renato Dantas Rocha da Silva, resume os primeiros cem dias da gestão no novo mandato à frente do Campus.

Nomeado através da portaria 666/2020 de 23/4/2020, o Diretor-Geral eleito durante o pleito de 2019, assumiu em meio a pandemia, de forma pro tempore e, desde então, tem enfrentado um cenário diferente do planejado para as atividades em 2020. Com as atividades acadêmicas presenciais paralisadas desde março, o vazio que a ausência física dos estudantes deixou no Campus, deu espaço para a realização de obras voltadas para a melhoria das instalações.

“A biblioteca ganhou uma plataforma elevatória, que permitirá as pessoas com mobilidade reduzida o acesso ao piso superior do setor e do Campus. As salas de pesquisa, os espaços onde ocorrem as ações de nivelamento, centros de aprendizagem e dependências, além da sala do Núcleo de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Especiais (NAPNE) e Núcleo de estudos afro-brasileiros e indígenas (NEABI) também receberam melhorias”, destacou o diretor.

Além disso, através dos recursos adquiridos com emendas parlamentares, os preparativos para a obra de ampliação do refeitório e da adequação da sala de música, seguem a todo vapor. “Quando for possível retornar as atividades presenciais, os estudantes já encontrarão o viveiro de mudas instalado e a implantação da trilha ecológica e da horta do Campus estão em planejamento”, explica.

Melhorias de equipamentos também foram realizadas com a aquisição de uma nova cadeira de rodas, de insumos para as atividades esportivas, máquinas de ar-condicionado, carteiras, bebedouros industriais e ainda equipamentos de sonorização, que garantirão as condições para começar a implantação da rádio escola. Além disso, a biblioteca do Campus está com o acervo bibliográfico em renovação com a aquisição de novos títulos em andamento.

Uma das metas presentes no plano de gestão 2020-2024, o fortalecimento do grêmio nas dimensões decisórias da gestão. “Tem sido uma gestão muito competente e que está sempre aberto ao diálogo e isto é muito necessário e positivo para o nosso Campus.”, destacou a presidente do Grêmio Monsenhor Expedito, Barbara Araújo.

As ações previstas na dimensão de articulação institucional, com a ampliação das relações com a comunidade e instituições da região, seguem em andamento, com a participação do Campus em discussões como a de criação do comitê das bacias hidrográficas do Potengi, entre outras. Dependentes de articulação junto as instituições públicas, melhorias nas vias de acesso ao Campus, como pavimentação, iluminação e sinalização, também já estão sendo realizadas.

PRÓXIMOS DESAFIOS

Vencidos os 100 primeiros dias, a equipe da gestão segue trabalhando em parceria com os servidores do Campus com o objetivo de reorganizar e reprogramar as ações que ainda não puderam ser realizadas. “Nossa expectativa é que até o final de 2021, já tenhamos atendido a 90% das ações propostas no plano de gestão que submetemos a comunidade acadêmica”, ressalta Renato Dantas.

Além disso, o planejamento para a retomadas das atividades acadêmicas segue no topo da lista das prioridades dos gestores do Campus. Para isso, a comissão local de enfrentamento ao novo coronavírus trabalha na elaboração do plano local de enfrentamento e na aquisição dos insumos e das adequações estruturais necessárias. Em paralelo, estudos relacionados as condições de acesso dos estudantes aos meios tecnológicos, as necessidades formativas dos docentes e a elaboração de diretrizes para uma possível retomada de forma remota, seguem em elaboração. “estamos trabalhando incansavelmente e de forma responsável para ofertar as condições de acesso aos nossos estudantes, sem que deixemos nenhum deles para trás.”, destacou o Diretor.

extensao
servidores