Portal IFRN

Educação, Ciência, Cultura e Tecnologia em todo o Rio Grande do Norte

ONC

Campus SPP classifica 19 estudantes para 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências

Primeira fase ocorreu totalmente online

Publicada em 25/08/2020 Atualizada há 1 ano

O Campus São Paulo do Potengi do IFRN teve 19 estudantes classificados para a fase final da Olimpíada Nacional de Ciências. A competição, que reúne estudantes de escolas públicas e privadas de todo país, realizou a primeira etapa nos dias 6 e 7 deste mês, de forma remota. 

“Toda a preparação dos estudantes foi realizada através de plataformas online, com disponibilização de conteúdos e questões para que os alunos pudessem se preparar”, explicou o professor Ubaldo Fernandes, coordenador da Olimpíada no Campus. Ana Lígia foi uma das classificadas para a próxima fase. Estudante do quarto ano de edificações, ela contou que na preparação para a olimpíada criou um cronograma de estudos. “Além disso, eu também participei de alguns projetos desenvolvidos remotamente por professores do Campus, que visavam preparar os alunos para o ENEM e para as olimpíadas neste período de quarentena”, explicou. 

“Particularmente sempre gostei muito de participar de olimpíadas, pois é algo que me ajuda bastante  a adquirir novas experiências no meio acadêmico. Nesse cenário que estamos vivendo participar da ONC tem sido desafiador, mas também tem me ajudado a manter minha mente ocupada, fazendo algo que gosto e me distraindo um pouco do turbilhão de notícias ruins que vem nos assolando”, declarou Ana. A expectativa agora é pela definição da data da prova da segunda fase pela organização da ONC. Por conta da pandemia, a data foi adiada e a previsão é que a prova ocorra na última semana de novembro, de acordo com o site da Olimpíada. 

Sobre a Olimpíada 

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) integra o Programa Ciência na Escola e é uma realização de cinco Sociedades Científicas: a SBF (Sociedade Brasileira de Física) a ABQ (Associação Brasileira de Química) o INSTITUTO BUTANTAN a SOCIEDADE ASTRONÔMICA BRASILEIRA e a UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS (UNICAMP) ; ela resulta de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) às Sociedades e se destina a estudantes do Ensino Médio e do 8ª e 9º ano do Ensino Fundamental.

Palavras-chave:
ensino

Notícias relacionadas